Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    S474l    DIS   
Autor Principal Sena, Maria de Fátima Marques de
Entradas Secundárias - Autor Kato, Olivia Misae , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Leitura generalizada recombinativa e ensino combinado de cópia, ditado e oralização em crianças com dificuldades em leitura / Maria de Fátima Marques de Sena; orientador, Olivia Misae Kato
Publicação 2004.
Descrição Física 59 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: De acordo com o paradigma de equivalência a leitura com compreensão é concebida como relações de equivalência. As pesquisas sobre leitura, fundamentadas nos pressupostos do paradigma de equivalência, têm investigado as variáveis que afetam o comportamento de ler e têm sido direcionadas para o desenvolvimento de procedimentos eficientes e econômicos de ensino. Os estudos sobre leitura têm ressaltado a importância do controle por todos os componentes da palavra. O controle parcial pelas sílabas dificulta a leitura e ensinos especiais combinados podem evitar, promovendo a leitura generalizada por recombinação. O presente estudo verificou a leitura generalizada recombinativa após ensino combinado de cópia, ditado e oralização em crianças com dificuldades em leitura e avaliou o controle parcial pelas sílabas das palavras de ensino. Seis crianças foram submetidas ao pré-teste. Três delas foram submetidas somente ao pós-teste e as outras três foram expostas ao ensino combinado de cópia, ditado e oralização. Posteriormente, foram submetidas aos testes de leitura das palavras de ensino (MALA, P ATO e BOCA) e de generalização, compostas pela recombinação das sílabas das palavras de ensino. Se a leitura generalizada não ocorresse eram aplicadas sondas de controle silábico. A seguir era aplicado o teste das relações AB (palavra ditada-figura) seguido dos testes de equivalência BC (figura-palavra escrita) e CB (palavra escrita-figura). Após a emergência das relações de equivalência foi reaplicado o teste de leitura das palavras de generalização. Se as relações de equivalência não ocorressem, eram ensinadas as relações AC (palavra ditada-palavra escrita) e reconduzidos os testes de equivalência (BC e CB) seguidos do teste de leitura das palavras de generalização. Caso a leitura não ocorresse eram reaplicadas as sondas de controle silábico, seguidas pelo ensino combinado de c.ópia, ditado e oralização e reaplicação dos testes de leitura. Se a leitura correta não ocorresse as sondas de controle silábico eram reaplicadas. Posteriormente, era conduzida uma nova seqüência de ensino e testes com três palavras de generalização (CAMA, CABO e BOLA), semelhante à primeira seqüência. A seguir era realizada uma seqüência de testes (A"B", B"C", C"B") com três novas palavras de generalização (CAPA, MATO e BOTO). Durante o pré-teste os três participantes selecionados não efetuaram a leitura textual correta das sílabas, das palavras de ensino e de generalização e todos apresentaram 100% de acertos nas relações AB. Todos os participantes leram as palavras de ensino e apresentaram a leitura generalizada durante o ensino do segundo conjunto de palavras. Os participantes apresentaram a emergência imediata das relações de equivalência BC e CB, sendo demonstrada para um participante na ausência do ensino AC. Todos os participantes apresentaram transferência de função para novas formas verbais (B'C', C'B', B"C" e C"B") na ausência do ensino A'C' e A"C". Em todos os tipos de sondas de controle silábico, todos os participantes apresentaram elevado percentual de acerto, desde a primeira aplicação. Os resultados do presente estudo indicam que os ensinos especiais combinados facilitaram a emergência das relações de equivalência e o estabelecimento do controle pelos componentes da palavra, documentado pelas sondas de controle silábico. Sugere, ainda, que é necessário o ensino de outras habilidades como a recombinação, pois os participantes liam isoladamente as sílabas ou quando estavam formando as palavras de ensino, porém não efetuavam a leitura textual correta quando as sílabas estavam combinadas com sílabas das outras palavras de ensino.
Assuntos Leitura - Psicologia
Inabilidade na leitura
Testes de equivalência