Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
469.8    C679a    DIS   
Autor Principal Coimbra, Maria Terezinha Hanemann
Entradas Secundárias - Autor Cunha, Myriam Crestian , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal Avaliação da produção de texto / Maria Terezinha Hanemann Coimbra; orientador, Myriam Crestian Cunha
Publicação 2002.
Descrição Física 144 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas, Curso de Mestrado em Lingüística, 2002
Inclui bibliografias e anexos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da avaliação e seu papel no ensino/aprendizagem da produção textual. Observa-se que, na prática escolar, os alunos geralmente não são levados a refletir sobre o que escrevem e a assumir assim o papel de avaliadores, uma vez que seus textos se destinam tradicionalmente a uma avaliação somativa, em que o professor limita-se a verificar a qualidade do produto apresentado e atribuir-lhe uma nota. A partir da análise das práticas de ensino da produção textual em cursinhos de pré-vestibular (prática abordada por meio dos discursos de professores e alunos desses cursos) constata-se uma certa evolução na concepção da função da avaliação neste contexto, evolução esta que se inscreve na perspectiva da avaliação formativa. Por isso, dirige-se atenção especial a esta modalidade de avaliação, vista como facilitadora da aprendizagem, analisando-se o interesse que apresenta no desenvolvimento das competências da produção escrita. Mostra-se, ainda, que a apropriação de critérios de avaliação pelos alunos, levando-os a desenvolver a competência de auto-avaliação, integra plenamente os procedimentos da avaliação fonativa e constitui-se em uma atividade imprescindível ao desenvolvimento da capacidade de produção textual.
Assuntos Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Avaliação
Língua portuguesa - Fonética
Língua portuguesa - Português escrito