Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
537    F475r    DIS   
Autor Principal Figueira, Rodrigo Murta de Andrade
Entradas Secundárias - Autor Crispino, Luis Carlos Bassalo , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Física. Curso de Pós-Graduação em Física.
Título Principal Radiação emitida por uma carga elétriga orbitando um buraco negro de Schwarzschild segundo teoria quântica de campos / Rodrigo Murta de Andrade Figueira; orientador, Luís Carlos Bassalo Crispino
Publicação 2004.
Descrição Física v,71 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física. $b Curso de Pós-Graduação em Física, 2004.
Resumo: Desenvolvemos a quantização do campo vetorial não massivo no espaço-tempo de Minkowski e no espaço- tempo de Schwarzschild, e calculamos a potência irradiada por uma carga elétrica em órbita circular em torno de um objeto com massa M em ambos os espaços-tempos. Em Minkowski é encontrada a expressão analítica da potência irradiada utilizando teoria quântica de campos e assumindo gravitação newtoniana. O resultado obtido é equivalente ao resultado clássico, dado que o cálculo é realizado em nível de árvore. Dadas as dificuldades matemáticas encontradas ao se tentar obter soluções expressas em termos de funções especiais conhecidas, em chwarzschild o problema é abordado de duas formas: solução analítica no limite de baixas frequências, e resolução numérica. O primeiro caso serviu como cheque de consistência para o método numérico. Em Schwarzschild o cálculo também é realizado utilizando teoria quântica de campos em nível de árvore, e a expressão da potência é encontrada analiticamente na aproximação de baixas frequências e através de método numérico. Após a comparação dos resultados, concluímos que, para uma mesma velocidade angular de rotação da carga (medida por observadores estáticos assintóticos), a potência irradiada em Minkowski é maior que a potência irradiada em Schwarzschild.
Assuntos Eletromagnetismo
Ondas eletromagnéticas - Transmissão
Teoria quântica de campos