Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
572.57    S586e    DIS   
Autor Principal Silva, Rubens
Entradas Secundárias - Autor Moreira, Sanclayton Geraldo Carneiro , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Física. Curso de Pós-Graduação em Física.
Título Principal Estudo das propriedades ópticas de absorção e fotoluminescência do ácido oleico diluído com beta-caroteno / Rubens Silva; orientador, Sanclayton Geraldo Carneiro Moreira
Publicação 2004.
Descrição Física xii, 60 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2004.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Os óleos vegetais vêm sendo estudados intensamente há alguns anos. No entanto, o conhecimento destas substâncias apresenta certas dificuldades pelo fato destes óleos terem uma composição química muito complexa, haja vista que cada componente deve influenciar as propriedades físicas do óleo. Neste trabalho, introduziremos um breve estudo sobre o ácido oleico e o beta-caroteno, enfocando algumas propriedades ópticas dessas duas substâncias. O ácido oleico é um ácido graxo muito importante por estar presente como componente em maior quantidade na maioria dos óleos vegetais, chegando, em alguns casos, a 86% do total de ácidos graxos. Sua predominância faz com que muitas das propriedades exibidas por um óleo vegetal, sejam devidas principalmente ao seu alto percentual na amostra de óleo. Com o intuito de estudarmos os fenômenos da fotoluminescência e a absorbância, preparamos uma solução diluindo 7,5 mg de beta-caroteno em 50mL de ácido oleico, a qual passamos a chamar de solução base. A partir desta solução, misturamos diferentes quantidades de ácido oleico a fim de obtermos soluções mais diluídas, com concentrações menores que a solução padrão até atingirmos a concentração com 0% de beta-caroteno. Para os fenômenos de absorção e fotoluminescência é importante que a luz incidente sobre a amostra, tenha comprimento de onda dentro da sua banda de absorção que, no caso do ácido oleico é na faixa de 350nm, por isso foi introduzido um filtro do UV. Os resultados de absorção mostram que a banda referente ao beta-caroteno é proporcional a sua concentração na solução, ou seja, quanto mais beta-caroteno é adicionado na solução, maior é o eslocamento da banda de absorção. Para altas concentrações de beta-caroteno essa banda sofre uma deformação. Os espectros de emissão mostram um deslocamento da banda de luminescência para o vermelho em função da concentração de beta-caroteno.
Assuntos Ácidos graxos
Fotoluminescência
Caroteno
Óleos vegetais - Absorção e adsorção