Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.2942    S586f    DIS   
Autor Principal Silva, Inaldo Cláudio M. da
Entradas Secundárias - Autor França, Luiz Ferreira de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Fracionamento do óleo de Copaifera Multijuca Hayne pelo uso de CO2 pressurado / Inaldo Cláudio M. da Silva; orientador, Luiz Ferreira de França; co-orientador, José Guilherme S. Maia
Publicação 2004.
Descrição Física 90 f. : il. ; 30 cm
Notas Linha de pesquisa: Processos de separação e termodinâmica aplicada
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2004.
Inclui referêencias bibliográficas e anexos
Resumo: Neste trabalho estudou-se a solubilidade do óleo de Copaifera multijuga Hayne em COz pressurizado sob condições de temperntura de 40 e 50 °C e pressões de 80, 103 e 120 bar, visando um possível fracionamento do mesmo. Foram feitas medidas de equilíbrio de fases do sistema CO2/óleo de copaíba pelo sistema estático analítico, usando uma célula de equilíbrio representada por uma adaptação da Planta de Extração supercrítica, instalada no Laboratório de Operações de Separação (LAOS) do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da UFP A. Realizou-se somente coleta da fase gasosa. As diferentes frações do óleo bruto de copaíba obtidas nas temperaturas e pressões descritas anteriormente foram caracterizadas por cromatografia gasosa visando a possibilidade de enriquecimento do beta-cariofileno presente na mistura. Foi feita uma modelagem termodinâmica com o programa EDEFLASH, usando a equação de estado de Peng-Robison e regra de mistura de van der Walls, com dois parâmettos de iteração binária. Constatou-se que o p-cariofileno enriqueceu preferencialmente na fase líquida (fase pesada) uma vez que os outros constituintes quantificados e identificados solubilizaram mais rapidamente na fase vapor (fase leve). Foi feita também uma comparação qualitativa entre os valores de solubilidade deste trabalho com os valores publicados da literatura e observou-se semelhanças de comportamento.
Assuntos Copaíba
Extração com fluído supercrítico
Extração por solventes