Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
304.2098115    S447r    DIS   
Autor Principal Sedovim, Waldelice Maria da Rocha
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948- , orientador.
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Bragança. Curso de Pós-Graduação em Biologia Ambiental. Mestrado em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos
Título Principal Representação social de manguezal entre professores do ensino fundamental de Bragança-Pará / Waldelice Maria da rocha Sedovim; orientadora, Edna Maria Ramos de Castro; co-orientadora, Luiz Marconi Fortes Magalhães
Publicação 2004.
Descrição Física 143 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Ecologia de ecossistemas costeiros e estuarinos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Curso de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, Mestrado em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuários, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O estudo "Representação social de manguezal entre professores do ensino fundamental de Bragança -Pará" teve por objetivos identificar as representações sociais de manguezal, elaborada pelos professores como forma de compreender a sua rede de relações com o meio ambiente, analisar fontes icônicas de veiculação de informações sobre manguezal e caracterizar a abordagem didática pedagógica utilizada pelo professor no desenvolvimento dos temas manguezal e meio ambiente em meio escolar. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 94 professores, escolhido aleatoriamente a partir de uma amostragem estratificada, considerando a área de localização da escola e o nível de ensino em que o professor atua. A metodologia, aracterizada por uma abordagem qualitativa e quantitativa, teve como técnicas de coleta de dados a entrevista por meio de questionário a associação de idéias a partir da palavra indutora manguezal e a construção de um cor pus de pintura de meio ambiente e manguezal, a partir de fotografias de muros e painéis existentes no município. A análise dos principais resultados mostrou que os conteúdos da representação social de manguezal foram simbolizados com os seguintes sentidos: 1) Ambiente com caracteristicas específicas constituído por animais e vegetais típicos que vivem em um substrato formado por lama e sujeito ao regime de marés, servindo de ambiente de desova e de criação (berçário) para muitas comunidade: animais, que deve ser preservado e 2) Área provedora de recursos alimentares para a população humana, sobretudo do caranguejo. As atitudes favoráveis citadas consistiram de intervenções educativas por meio de encontros, palestras cursos e feiras culturais. Quanto à estrutura de representação foram identificadas sete categorias que refletiram a objetivação e a ancoragem de representação: 1) Manguezal como território de recursos; 2) Manguezal como paisagem; 3) Manguezal como reserva; 4) Manguezal como ambiente com características próprias; 5) Manguezal como problema; 6) Manguezal como lugar de vida de espécies e 7) Manguezal como locus cultural. A maioria das pinturas registradas no corpus icônico (81,48%) apresentou o meio ambiente esteriotipado na paisagem natural mais geral em comparação com as que representaram o ambiente particularizado (18,52%), em que foi incluído o ecossistema manguezal. Entre as abordagens dático-pedagógicas sobre o tema manguezal, verificou-se o foco central em conteúdos relacionados a aspectos de preservação ambiental e a elementos relacionados à fauna e à flora. sobre o tema manguezal, verificou-se o foco central em conteúdos relacionados a aspectos de preservação e conservação ambiental e a elementos relacionados à fauna e à flora. As principais fontes para a obtenção desses conteúdos foram a Universidade Federal do Pará e os livros didáticos e paradidáticos; a aula expositiva foi o procedimento didático mais citado no desenvolvimento dos conteúdos. Sobre as práticas em Educação Ambiental houve três tipos de formulações: 1) Aspectos mais gerais da preservação, conservação, conscientização sobre o meio ambiente (rios, mangue, animais); 2) Aspectos mais específicos da realidade local, envolvendo a importância, a valoração e a destruição do manguezal e 3) Aspectos metodológicos relacionados ao trabalho do professor. Quanto às concepções sobre Educação Ambiental, evidenciou-se, como foco principal, uma concepção voltada à conscientização e sensibilização das pessoas e de preservação e conservação do meio ambiente. A compreensão das construções sociais que os professores fazem do ecossistema manguezal e a gestão pedagógica dessas construções em meio escolar impõem-se como etapa básica para a proposição de novas dimensões educativas na escola, visando a (re)orientar o pensamento e as ações docentes diante do desafio de construir uma nova forma de interpretação das relações no plano pessoal, social e ambiental.
Assuntos Educação ambiental Bragança (PA)
Ecossistema Bragança (PA)
Meio ambiente Bragança (PA)
Ecologia dos manguezais Bragança (PA)
Ensino fundamental Bragança (PA)