Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
420.71    R696e    DIS   
Autor Principal Rodrigues, Johwyson Silva
Entradas Secundárias - Autor Silva, Walkyria Magno e , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal Estratégias de comunicação no ensino/aprendizagem de língua inglesa / Johwison Silva Rodrigues; orientador, Walkyria Magno e Silva
Publicação 2004.
Descrição Física 103 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Departamento de Língua e Literaturas Vernácula, Curso de Mestrado em Lingüística, 2004
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Este trabalho, referente à produção oral no ensino/aprendizagem de língua inglesa em sala de aula, está voltado à verificação dos elementos que compõem uma interação verbal e, mais especificamente, às estratégias de comunicação realizadas pelos aprendentes, objetivando levantar algumas hipóteses com relação à apropriação linguageira, que são: como 1) a importância do conceito de competência comunicativa para o desenvolvimento linguageiro do aprendente; (2) a atenção aos elementos que compõem a competência interacional, essenciais à produção oral em sala de aula; e (3) a devida atenção às estratégias de comunicação como mediadoras da apropriação, sendo parte integrante das estratégias de aprendizagem. Refere-se também à averiguação dos procedimentos e tipos de atividades 'ealizadas em sala de aula com o intuito de analisar a provável eficácia ou os possíveis problemas que permeiam essa prática, Como suporte teórico para este estudo, conceituou-se e iescreveu-se a noção de competência comunicativa de um modo geral e, em particular, a competência estratégica, na qual as estratégias de comunicação se encontram inseridas. A metodologia utilizada partiu de um perfil etnográfico dos participantes desta interação em sala de aula, na qual foram realizadas observações in loco e gravações em vídeo na verificação, dentre outros fenômenos, de como a interação se deu, que tratamento foi dado à interação verbal, à atividade linguageira, às estratégias de comunicação e, por fim, se este tratamento favoreceu ou não a apropriação linguageira dos aprendentes. Os resultados deste trabalho )ossibilitaram, desta forma, afirmar que: (1) as noções de contexto e gênero, associadas à noção de atividade linguageira, são primordiais para as práticas em sala de aula; (2) os eIementos constitutivos da competência comunicativa do aprendente são mais importantes que a atenção às quatro habilidades da língua; (3) as estratégias de comunicação não devem ser vistas como meras solucionadoras de entraves comunicativos, sendo essenciais à apropriação linguageira em interações verbais; e, finalmente, (4) as estratégias não ocorrem 10 nível inconsciente da produção linguageira e, por esta razão, podem ser ensinadas de forma sistemática pelo ensinante.
Assuntos Língua inglesa - Estudo e ensino
Psicolingüística
Estratégias de aprendizagem
Competência comunicativa