Número de Chamada
|
420.71 C837d DIS
|
Autor Principal
|
Costa, Cintia Bentes Rodrigues da
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Macedo, Célia Maria Macedo de , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
|
Título Principal
|
Desenvolvimento de comportamentos e atitudes autônomas com o uso do computador. : um estudo de caso / Cintia Bentes Rodrigues da Costa; orientadora, Célia Macêdo de Macêdo
|
Publicação
|
2005.
|
Descrição Física
|
135 f. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas, Curso de Mestrado em Lingüística, 2005 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: Com base nas estratégias de aprendizagem mencionadas nos diários dos participantes, este trabalho tem o objetivo principal de verificar se e de que maneira a aprendizagem de línguas assistida por computador pode ajudar no desenvolvimento de comportamentos e atitudes autônomas. Com esse fim, o conceito de autonomia utilizado nesta pesquisa é o de Little (1999:4)
e Dickison (1994:4) que afirmam que autonomia é essencialmente uma atitude de aprendizagem, ao invés de uma metodologia. O aluno deve aprender a aprender, e o professor deve ensinar o aprendiz a tomar decisões necessárias sobre a sua própria aprendizagem. A abordagem metodológica adotada foi o estudo de caso, tendo como contexto um grupo de 20 alunos da disciplina Língua Inglesa I do curso de graduação de letras com habilitação em língua inglesa na Universidade Federal do Pará. Os dados desta pesquisa foram coletados durante quatro meses. Nesta experiência, os alunos aprenderam como aprender a língua inglesa fora da sala de aula convencional, usando os computadores do laboratório de informática no Centro de Letras da Universidade Federal do Pará. Os resultados obtidos revelam que todas as estratégias de aprendizagem foram utilizadas pelos aprendizes durante as aulas no laboratório de infomática levando os alunos a terem comportamentos e atitudes mais autônomas. Isso demonstra que, mesmo sem os alunos terem consciência a respeito das estratégias, o uso do computador contribuiu para que os estudantes desenvolvessem atitudes mais autônomas e onseqüentemente, aprendessem mais eficazmente.
|
Assuntos
|
Língua inglesa - Ensino programado Estratégias de aprendizagem - Estudo de casos Língua inglesa - Estudo e ensino
|
|