Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
420.71    C837d    DIS   
Autor Principal Costa, Cintia Bentes Rodrigues da
Entradas Secundárias - Autor Macedo, Célia Maria Macedo de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal Desenvolvimento de comportamentos e atitudes autônomas com o uso do computador. : um estudo de caso / Cintia Bentes Rodrigues da Costa; orientadora, Célia Macêdo de Macêdo
Publicação 2005.
Descrição Física 135 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas, Curso de Mestrado em Lingüística, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Com base nas estratégias de aprendizagem mencionadas nos diários dos participantes, este trabalho tem o objetivo principal de verificar se e de que maneira a aprendizagem de línguas assistida por computador pode ajudar no desenvolvimento de comportamentos e atitudes autônomas. Com esse fim, o conceito de autonomia utilizado nesta pesquisa é o de Little (1999:4) e Dickison (1994:4) que afirmam que autonomia é essencialmente uma atitude de aprendizagem, ao invés de uma metodologia. O aluno deve aprender a aprender, e o professor deve ensinar o aprendiz a tomar decisões necessárias sobre a sua própria aprendizagem. A abordagem metodológica adotada foi o estudo de caso, tendo como contexto um grupo de 20 alunos da disciplina Língua Inglesa I do curso de graduação de letras com habilitação em língua inglesa na Universidade Federal do Pará. Os dados desta pesquisa foram coletados durante quatro meses. Nesta experiência, os alunos aprenderam como aprender a língua inglesa fora da sala de aula convencional, usando os computadores do laboratório de informática no Centro de Letras da Universidade Federal do Pará. Os resultados obtidos revelam que todas as estratégias de aprendizagem foram utilizadas pelos aprendizes durante as aulas no laboratório de infomática levando os alunos a terem comportamentos e atitudes mais autônomas. Isso demonstra que, mesmo sem os alunos terem consciência a respeito das estratégias, o uso do computador contribuiu para que os estudantes desenvolvessem atitudes mais autônomas e onseqüentemente, aprendessem mais eficazmente.
Assuntos Língua inglesa - Ensino programado
Estratégias de aprendizagem - Estudo de casos
Língua inglesa - Estudo e ensino