Dados do Acervo - Livros

Número de Chamada   
 
981.15    C824m    DIS   
Autor Principal Côrrea, Angela Tereza de Oliveira
Entradas Secundárias - Autor Acevedo Marin, Rosa E. orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Músicos e poetas na belém do Início do século XX : incursionando na história da cultura popular\ Angela Tereza de Oliveira Corrêa; orientador Rosa E. Acevedo Marin
Publicação Belém, Pa : UFPA, 2002.
Descrição Física 119p : il ; 31cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
Inclui bibliografias
Resumo: Músicos e poetas populares vivenciaram as transformações econômicas, sociais e políticas processadas em Belém no início do século XX, e inscreveram na sua produção artística, as formas diversas de interpretar sentimentos emoções e desafios do seu tempo. Atores e interpretes da sociedade em mudança conseguiram plasmar o tecido e as relações sociais que os circundavam, também agiram e pensaram revelando tanto acomodações, tensões como os questionamentos no espaço citadino de Belém. Através da linguagem própria, a artística comunicaram a existência de uma época singular que teve o deslumbre e os altos e baixos do fausto da borracha. Eram músicos e poetas que munidos de idéias, projetos e criatividade inscreveram páginas de uma história cultural. Entre a história social e a biografia conseguimos responder e sistematizar quais foram as orientações de suas vidas. Emani Vieira, Tó Teixeira, Cincinato Sousa e Lindolfo Mesquita são os convidados para se apresentarem na cidade dividida entre o luxo e a pobreza do trabalhador imigrante; entre homens e mulheres que se acotovelaram entre problemas de uma sociedade plena de desigualdades econômicas e sociais. Ambiciosos expuseram os cânones de uma cultura popular.
Assuntos Cultura popular Belém (PA)
História social
Belém (PA) - História Vida intelectual