Dados do Acervo - Gravação de Vídeo

Número de Chamada   
 
371.35    U58c    FV   
Autor Principal Universidade de Brasília
Entradas Secundárias - Autor Rímoli, Liliane
Sousa, Eda C. B. Machado de
Título Principal Curso de especialização em avaliação à distância [gravação de vídeo] : avaliação de currículos e de programas / direção, Liliane Rímoli ; organização, Eda C. B. Machado de Sousa.
Publicação Brasília, DF : Centro de Produção Cultural e Educativa , 1997.
Descrição Física 1 fita de vídeo (23 min) : VHS, son., color.
Notas Este vídeo baseia-se em casos reais relatados pelos professores Rosenite Alves de Oliveira, Kiyomi Kimura e Bertin Zarate Sanchez. Os três são alunos do curso.
Créditos: roteiro, Guido Heleno Dutra ; realização, Digital Vídeo Center ; produção Quadro a Quadro produções Cinematográficas.
Resumo: Avaliar é preciso... O vídeo aborda que realizar a avaliação, sobretudo a avaliação de currículos, é uma árdua tarefa, permeada de encontros e desencontros, de fazer e refazer, mas que talvez permita resultados positivos quando bem conduzida, de maneira participativa, pois a responsabilidade de "avaliar" é fundamental para todos se sentirem no mesmo barco... Avaliação, avaliação diferenças à parte... É diferente a avaliação realizada em língua portuguesa, da língua japonesa? Neste vídeo, você vai ver que a avaliação é um processo comum, onde se definem critérios, se analisam e interpretam informações, onde se propõem ações de melhoria. Contudo para avaliar é preciso conhecer o contexto político, econômico, social e cultural do objeto ou fenômeno avaliado. Avaliando o currículo-desfazendo conflitos... Avaliar atrás de uma mesa de gabinete, desconsiderando as opiniões dos diretamente envolvidos com o ensino, leva à melhoria do ensino? Esse vídeo mostra que a participação de todos os elementos da universidade leva à uma avaliação mais transparente, menos conflituosa, mais proveitosa para a melhoria dos currículos.
Assuntos Ensino à distância
Avaliação educacional
Currículos - Avaliação