Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    C268l    DIS   
Autor Principal Cardoso, Danielle Graim
Entradas Secundárias - Autor Kato, Olivia Misae , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Leitura generalizada recombinativa e equivalência de estímulos em crianças com dificuldades em leitura / Danielle Graim Cardoso; orientadora, Olivia Misae Kato
Publicação 2005.
Descrição Física 83 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: As pesquisas de leitura generalizada, pautadas no paradigma da equivalência, têm mostrado que a formação de classes de equivalência com palavras inteiras não estabelece o controle de respostas verbais pelas sílabas dessas palavras. O controle parcial pelas sílabas das palavras de ensino dificulta a leitura. Os ensinos especiais combinados (cópia, ditado e oralização) são eficientes em reverter esse controle parcial e promover a leitura generalizada. A presente pesquisa visou investigar o efeito do ensino combinado de cópia, ditado e oralização aplicado durante o ensino das relações entre palavras ditadas e palavras escritas (AC), no estabelecimento do controle por unidades mínimas e na promoção da leitura generalizada. Visou ainda, identificar o controle parcial pelas sílabas das palavras de ensino. No Estudo 1, foi investigado o efeito do procedimento combinado com a oralização fluente e no Estudo 2 com a oralização escandida. Em cada estudo, duas crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura foram submetidas ao ensino das relações AB (palavra ditada-figura) e AC e aos testes das relações entre figuras e palavras escritas (BC) e as relações inversas (CB), por meio do procedimento de emparelhamento arbitrário com o modelo. As três primeiras palavras de ensino foram MALA, PATO e BOCA. Durante o ensino das relações AC, após cada escolha correta, era apresentada uma tentativa de ensino combinado de oralização, cópia e ditado da palavra correta. No ensino combinado, as crianças repetiam a palavra ditada pelo experimentador e construíam a palavra modelo escrita e ditada, selecionando cada sílaba na seqüência apropriada. Após a emergência das relações de equivalência BC e CB, era conduzido o teste de leitura das palavras de ensino e de generalização (recombinações das sílabas das palavras de ensino). Caso o participante não apresentasse a leitura generalizada, eram conduzidas as sondas de controle silábico e a mesma seqüência de ensino e testes era aplicada utilizando três novas palavras (as de generalização). Se as crianças apresentassem a leitura correta das palavras de generalização, elas eram submetidas aos testes de transferência de função com três conjuntos de palavras de generalização. Nos dois estudos, ambos os participantes apresentaram prontamente a leitura textual e com compreensão das palavras de ensino do primeiro conjunto. Os dois participantes de cada estudo também apresentaram a leitura textual e com compreensão das palavras de generalização. No entanto, no Estudo 1, esses desempenhos ocorreram após o ensino do segundo conjunto de palavras -LAPA, TOCA e BOTO e no Estudo 2, após o ensino do primeiro conjunto de palavras. Os resultados do Estudo 1 indicaram a necessidade do ensino de outras habilidades como a recombinação, pois os participantes liam isoladamente as sílabas, quando estavam formando as palavras de ensino, porém não efetuavam a leitura textual de novas palavras quando essas eram formadas por sílabas de diferentes palavras de ensino. Sugeriram, ainda, a necessidade de um procedimento que ressaltasse a independência funcional das sílabas. No Estudo 2, a oralização escandida estabeleceu as condições necessárias para a independência funcional de cada sílaba da palavra de ensino. Contribuiu, assim, para o desenvolvimento das habilidades de fragmentação e recombinação.
Assuntos Leitura - Psicologia
Estímulos sensoriais
Inabilidade na leitura
Testes de equivalência