Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
510.71    R672m    DIS   
Autor Principal Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Entradas Secundárias - Autor Espírito Santo, Adilson Oliveira do , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Matemática e cartografia : Como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática? / Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha; orientador, Adilson Oliveira do Espírito Santo
Publicação 2004.
Descrição Física 129 p. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: o Ensino da Matemática vem sofrendo transformações, ao longo dos últimos anos, com o intuito de tornar-se mais prazeroso e menos desgastante para o aluno, contribuindo dessa forma para a melhoria do seu aprendizado. A busca do aperfeiçoamento do ensino da Matemática, através de metodologias, alternativas é a tônica no momento. A modelagem matemática representa uma dessas metodologias. Utilizando seus preceitos e orientações, o presente trabalho objetiva associar a cartografia como modelo matemático, as ferramentas contemporâneas que alicerçam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A cartografia, entendida como um conjunto de tecnologias de interpretação e de representação gráfica da superfície terrestre, cujos fundamentos são essencialmente matemáticos, tem-se constituído urna grande ferramenta de representação de dados e informações da superfície por diversos profissionais. Neste trabalho, advoga-se a favor da sua aplicação através da modelagem matemática para o processo de fortalecimento do ensino-aprendizagem da Matemática.
Assuntos Matemática - Estudo e ensino
Cartografia - Estudo e ensino
Cartografia - Modelos matemáticos