Número de Chamada
|
510.71 R672m DIS
|
Autor Principal
|
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Espírito Santo, Adilson Oliveira do , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Matemática e cartografia : Como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática? / Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha; orientador, Adilson Oliveira do Espírito Santo
|
Publicação
|
2004.
|
Descrição Física
|
129 p. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2004 Inclui referências bibliográficas Resumo: o Ensino da Matemática vem sofrendo transformações, ao longo dos últimos anos, com o intuito de tornar-se mais prazeroso e menos desgastante para o aluno, contribuindo dessa forma para a melhoria do seu aprendizado. A busca do aperfeiçoamento do ensino da Matemática, através de metodologias, alternativas é a tônica no momento. A modelagem matemática representa uma dessas metodologias. Utilizando seus preceitos e orientações, o presente trabalho objetiva associar a cartografia como modelo matemático, as ferramentas contemporâneas que alicerçam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A cartografia, entendida como um conjunto de tecnologias de interpretação e de representação gráfica da superfície terrestre, cujos fundamentos são essencialmente matemáticos, tem-se constituído urna grande ferramenta de representação de dados e informações da superfície por diversos profissionais. Neste trabalho, advoga-se a favor da sua aplicação através da modelagem matemática para o processo de fortalecimento do ensino-aprendizagem da Matemática.
|
Assuntos
|
Matemática - Estudo e ensino Cartografia - Estudo e ensino Cartografia - Modelos matemáticos
|
|