Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.9098115    G694i    DIS   
Autor Principal Goulart, Antonio Taranto
Entradas Secundárias - Autor Roncal, Juan Rolando Zuleta orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas
Título Principal Intemperismo químico de rochas graníticas na zona bragantina nordeste do Pará / Antonio Taranto Goulart ; Juan R. Zuleta Roncal (orientador)
Publicação Belém : [19--].
Descrição Física ix, 47 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas.
Inclui bibliografias
Resumo: Visando caracterizar intemperismo químico de rochas graníticas ocorrentes na região Bragantina - NE do Pará - perfis de solos residuais derivados dessas rochas, sob condições de relevo suave, boa drenagem e clima tropical úmido com estações chuvosa e de estiagem bem definidas, foram estudados sob o ponto de vista mineralógico e geoquímico. Os solos da área objeto de estudo são constituídos essencialmente por quartzo, seguido de caolinita e pequenas quantidades de muscovita, óxidos secundários, feldspatos e minerais pesados, produtos da decomposição dos minerais das rochas originais que se degradaram na seguinte sequência: biotita>feldspato>muscovita>quartzo e minerais pesados. Predominantemente são solos quartzo-arenosos, resultantes da decomposição de caolinita condicionada pela elevada pluviosidade da região. A grande resist~encia do quartzo, associada à intensa lixiviação dos perfis, permitiu o desenvolvimento de solos texturalmente homogêneos
Assuntos Geoquímica Zona Bragantina (PA)
Granito
Rochas