Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.909811    S237e    DIS   
Autor Principal Santos, Ana Lúcia Blanc dos
Entradas Secundárias - Autor Lima, Waterloo Napoleão orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geociências
Título Principal A Espectografia de absorção infra-vermelha no estudo de alterações geoquímicas de minerais de cobre e silicatos associados (Região da Serra dos Carajás-Pa) / Ana Lúcia Blanc dos Santos ; Waterloo Napoleão de Lima (orientador)
Publicação 1989.
Descrição Física 98 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geociências. 1989
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Trabalhando com amostras oriundas de três ocorrências de cobre da região da Serra dos Carajás (Salobo 3A, projeto Bahia e Serra Verde), procedeu-se à caracterização químico mineralógica de porções de rochas (fresca e alterada), previamente separadas manualmente, na tentativa de se obter minerais, tanto quanto possível, isolados ou associados entre si, usando o calculo estequiométrico para relacionar elementos químicos e minerais nas situações mais adequadas. O referido estudo foi acompanhado de investigação através da espectrografia de absorção infravermelha, onde os espectros foram registrados na região de 4000 a 600 cm-l, o que permitiu distinguir aspectos relacionados com a água de constituição (notadamente grupos OH-), cristalinidade das espécies, ratificação de minerais já detectados e identificação de outras espécies quimicas. Além disso, foi possível avaliar transformações ocorridas envolvendo minerais de cobre, tais como a malaquita, a brochantita, a pseudomalaquita, e, ainda, espécies de silicato (anfibólio, filossilicato). Tais resultados possibilitararm um estudo geoquímico do cobre e elementos associados, no que diz respeito ao controle de distribuição dos elementos químicos associados à mineralogia, à litologia. às características ácidas, básicas. Oxidantes e redutoras do ambiente geológico e ao enriquecimento supergênico, em condições mais enérgicas (clima de floresta equatorial).
Assuntos Geoquímica Carajás, Serra dos (PA)
Análise espetral
Espectroscopia de infravermelho