Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.19346    N244e    DIS   
Autor Principal Nascimento, Ana Lídia Cardoso
Entradas Secundárias - Autor Simonian, Ligia T. L. , orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Escolas-família agrícola e agroextrativista do Estado do Amapá: práticas e significados / Ana Lídia Cardoso do Nascimento ; orientador Lídia T. L. Simonian.
Publicação Belém : [s.n.], 2005.
Descrição Física 220 p. : il ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2005
Inclui bibliografia
Esta dissertação tem como objetivo central a análise das EFA em sua trajetória histórica e política enquanto iniciativa do movimento social rural local. E sua organização por meio de uma Rede para a verificação de suas possíveis contribuições para o processo de desenvolvimento do meio rural do estado do Amapá, com vistas a sustentabilidade regional, através do estudo de caso realizado em quatro EFA, Escola Família Agrícola do Pacui, Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, Escola Família Agroextrativista do Carvão e Escola Família Agroextrativista do Maracá localizadas no estado do Amapá, nos municípios de Macapá, Pedra Branca do Amapari e Mazagão, respectivamente. O eixo teórico da dissertação são as categorias movimentos sociais e pedagogia da alternância, desenvolvimento sustentável e educação para a sustentabilidade, e suas revisões a fim de incorporarem o discurso da educação para a sustentabilidade, e sua articulação para o alcance do desenvolvimento rural sustentável proposto pelas EFA. Analisamos o caráter do papel do estado e sua perspectiva de desenvolvimento pensado para a região amazônica. O agroextrativismo familiar rural na política de desenvolvimento do Amapá e sua evolução histórica e suas dificuldades para atingir o nível de desenvolvimento pensado. As RESEX como tentativa de concretização desta política são analisadas a partir de conceituações teóricas frente às necessidades de incorporação dos problemas sócio-econômicos e ambientais. Estudamos a apropriação dessas categorias teóricas pelos atores sociais integrantes da proposta destacando as viabilidades ou não do alcance dos objetivos propostos pelas EFA entre os pressupostos teóricos sobre desenvolvimento sustentável e as práticas que vem sendo implementadas pelas EFA. Tratamos ainda da formulação de um quadro teórico, encaixando as considerações teóricas produzidas sobre a temática e o conhecimento empírico resgatado das falas e observações realizada, com o objetivo de indicar as possibilidades de implementação prática da educação para a sustentabilidade a partir da análise das concepções apresentadas pelos atores sociais envolvidos, elaborando assim uma caracterização da educação desenvolvida por estas escolas e os entraves de sua relação institucional com o poder público, enquanto mecanismo de articulação política a partir de inserção deste movimento social rural. A pesquisa que dá suporte a essa dissertação foi desenvolvida entre agosto de 2003, maio e junho de 2004, compreendendo levantamento e sistematização de informações bibliográficas e documentais e ainda a realização de entrevistas juntos aos monitores, alunos, coordenadores, pais de alunos, lideranças e assessoria pedagógica das EFA.
Assuntos Educação rural Amapá
Movimentos sociais Amapá
Desenvolvimento sustentável Amapá
Famílias rurais Amapá
Escolas rurais Amapá