Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
379.8115    M538p    DIS   
Autor Principal Mendes, Odete da Cruz
Entradas Secundárias - Autor Lima, Rosângela Novaes , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Título Principal A Política de educação no município de Cametá : análise sobre a proposta da Escola Caá-Mutá, Escola Cidadã / Odete da Cruz Mendes; orientador, Rosângela Novaes Lima
Publicação 2005.
Descrição Física xiii,264 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o perfil da Política Municipal de Educação de Cametá/Pa, gestão 2001 a 2004. O problema de pesquisa que norteou o trabalho se orientou pela necessidade de se fazer um estudo do perfil de gestão democrática, principio da Escola Caá-Mutá Escola Cidadã perfil e a concepção de gestão democrática no contexto da reforma do Estado com repercussões no campo educacional. Para a realização dessa análise tomei como ponto inicial de abordagem a concepção de Estado, não este ou aquele Estado, mas o Estado enquanto categoria, institucionalidade geral do controle e fonte da ideologia da dominação, de modo a estabelecer os vínculos entre educação e política. A partir de um quadro teórico procurei situar a política e a educação tendo como referência a concepção marxista sobre o sistema capitalista de produção, tendo em vista o conceito de Estado Ampliado e o papel deste nas configurações de uma sociedade dividida em classes, identificando assim as contradições que decorrem da sua função reguladora, particularmente em relação à oferta de políticas públicas. Por meio do conceito de Welfare State - experiência da social-democracia no pós-guerra -, e da crise desse padrão de intervenção estatal, busquei analisar a proposta de definição do papel do Estado, enfatizando as novas orientações as quais a educação é submetida discutindo os conceitos imbricados no eixo de gestão gerencial ou gestão da qualidade total. Posteriormente, apresento os fundamentos da roposta de gestão democrática nascida nos movimentos sociais em defesa da escola pública, discutindo os conceitos de democracia, cidadania e participação no bojo deste projeto como contraponto ao que é proposto pela gestão gerencial. Faço menção às (re)configurações recentes do poder local para situar a Escola Caá-Mutá, meu objeto de estudo, caracterizando os seus pressupostos por meio de uma análise documental e entrevista-depoimento.
Assuntos Educação e Estado Cametá (PA)
Educação rural Cametá (PA)
Democratização da educação
Reforma do ensino