Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.19469812    A444e    DIS   
Autor Principal Almada, Francisco de Assis Carvalho de
Entradas Secundárias - Autor Ximenes, Tereza
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal A Experiência educativa de uma casa familiar rural e suas contribuições para o desenvolvimento local / Francisco de Assis Carvalho de Almada; orientador, Tereza Ximenes
Publicação 2005.
Descrição Física 115 p. : il. ; 29 cm.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2005
Inclui bibliografias
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre atividades da Casa Familiar Rural de Coquelândia - Imperatriz /MA. Para identificar as evidencias buscadas e a ação dos diversos atores sociais envolvidos no processo, o trabalho alicerça-se, principalmente, na analise das funções desempenhadas pela Casa Familiar Rural, considerando que essas ações possuem uma relação nítida com a sistematização de conhecimentos, que possibilitam a transformação dos atores sociais em agentes ativos nas ações de desenvolvimento local. Assim sendo, sublinha-se a Pedagogia da Alternância e seu papel na construção do desenvolvimento local, sua prática na revalorização multicultural do campo e sua contribuição na atuação transformadora dos atores sociais em agentes construtores de sua própria história. Para tanto fizemos um levantamento da historia da Alternância com ênfase no seu modelo organizativo e nos seus instrumentos pedagógicos. Observamos que a prática da Casa Familiar Rural de Coquelândia permite às famílias não somente a oportunidade de os jovens conciliarem as atividades de trabalho e estudos, mas também a participação direta dos pais no processo educativo. Também foi constatado que através da relação teoria-pratica as famílias percebem as mudanças comportamentais dos jovens e suas motivações para os estudos e, com isso, são cada vez mais impulsionadas a colaborar com os monitores. A formação por alternância constitui em um fator de dimensões fundamentais para que se processem e consolidem as mudanças no relacionamento com essa nova realidade. Conclui-se que a Pedagogia da Alternância colabora com a formação dos sujeitos empreendedores com capacidade e consciência critica para interação e transformação na realidade em que vivem.
Assuntos Educação rural - Comunidade Imperatriz (MA)
Camponeses - Pedagogia e orientação educacional Imperatriz (MA)
Agricultura familiar - Desenvolvimento rural Imperatriz (MA)