Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
372.35709811    S586e    T   
Autor Principal Silva, Marilena Loureiro da
Entradas Secundárias - Autor Mathis, Armin , 1959- orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Título Principal Educação ambiental e cooperação internacional e suas contribuições para a sustentabilidade amazônica : um estudo sobre o Promanejo/PPG-7 na floresta nacional de Tapajós / Marilena Loureira da Silva; orientador, Armin Mathis
Publicação 2005.
Descrição Física 288 p. : il. ; 30 cm.
Notas Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, 2005
Inclui bibliografias
Resumo: A tese foi elaborada objetivando a analise das contribuições teóricas da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável para a região amazônica, vinculando esses conceitos às concepções e praticas de sujeitos e comunidades envolvidas na realização do Promanejo, um sub-programa do PPG-7. O estudo foi desenvolvido, considerando questões como: impactos de projetos ambientais frutos de acordos mundiais para as populações amazônicas; grau de participação dos atores sociais amazônicos no desenvolvimento desses processos, e relações com a Educação Ambiental para a requalificação da participação; integração dos projetos às políticas publicas nacionais, estaduais e municipais; percepção da população regional acerca dos projetos; contribuições dos projetos para a constituição de um novo modelo de desenvolvimento amazônico. As hipóteses enunciadas: a realização de projetos de cooperação internacional na região amazônica ocasiona impactos imediatos e locais, não conseguindo constituir-se num eixo para a integração das políticas em torno da sustentabilidade amazônica; o enfoque teórico e as ações pragmáticas adotadas baseada no discurso teórico do desenvolvimento sustentável situam-se sob a dimensão de desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico; o processo de integração dos programas pode ser caracterizado da forma a seguir: a) Junto às Políticas Públicas - de modo pouco efetivo; b) Junto aos interesses dos organismos não governamentais - também de modo pouco efetivo, referindo-se quase que exclusivamente à possibilidade de acesso a financiamentos de projetos ou ações desenvolvidas em parceria com os recursos do Programa; as atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Projeto não conseguem fornecer condições para que as populações locais estabeleçam uma integração efetiva ao Projeto. A opção teórica para a elaboração desse trabalho impôs um tratamento interdisciplinar para a analise, não havendo uma separação estrita entre elementos de caráter quantitativo e elementos de caráter qualitativo, nem tampouco uma rígida hierarquização entre as áreas de conhecimento cientifico, ou mesmo entre os procedimentos da pesquisa. Foram realizadas análises documentais, bem como analises bibliográficas, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários. A tese é finalizada buscando processar um retorno nas analises realizadas em seu interior para demonstrar a partir dessas analises as conclusões acerca da relação estabelecida entre as praticas de Educação Ambiental e a ampliação das possibilidades de participação da população local nos processos decisórios relativos à gestão da unidade de conservação que habitam, retirando dessas analises as potencialidades para avaliar a própria política de cooperação internacional desenvolvida na região amazônica e suas contribuições para a construção da sustentabilidade regional.
Assuntos Educação ambiental Amazônia
Desenvolvimento sustentável Amazônia
Cooperação internacional
Floresta Nacional do Tapajós (PA)