Número de Chamada
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371.12 P457f DIS
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Autor Principal
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Perrier, Gerlane Romão Fonseca
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Entradas Secundárias - Autor
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Espírito Santo, Adilson Oliveira do , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
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Título Principal
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Formação de professores e informática : da falta de teoria à necessidade da prática : o caso de uma escola agrotécnica / Gerlane Romão Fonseca Perrier; orientador, Adilson Oliveira do Espírito Santo
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Publicação
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2005.
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Descrição Física
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xiv, 120 f. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2005 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de identificar as razões das dificuldades enfrentadas pelos docentes no que se refere à utilização da
informática na prática pedagógica, para poder propor a superação das mesmas conseqüentemente contribuir para a consolidação da informática educativa as atividades docentes. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi observado ue a própria prática pessoal da metodologia aplicada à disciplina "Informática Aplicada" do curso técnico em agropecuária indicava um bom caminho a superação de parte das dificuldades identificadas, embora até então esta prática estivesse dissociada de uma fundamentação teórica específica. Deste modo procuramos, através deste trabalho, formalizar alguns conceitos e sistematizá-los para que, uma vez identificada a raiz do problema, possamos propor uma metodologia de trabalho baseado na Pedagogia de Projetos que possa promover a superação das dificuldades. A analogia com o ciclo de desenvolvimento de sottwares demonstrou que a adoção de um procedimento cíclico para o desenvolvimento de projetos de trabalho voltados para o uso da informática na prática docente representa uma boa ferramenta metodológica capaz de favorecer a reflexividade sobre as práticas docentes, promovendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, transformando a informática educativa numa ferramenta de ligação entre as disciplinas, rompendo com a visão fragmentada de uma disciplina específica voltada apenas ao uso do
computador e/ou apenas restrita ao laboratório de informática. Por fim, destacamos a necessidade da formação contínua e continuada dos docentes para a efetiva incorporação da informática educativa à sua prática pedagógica, pois, estando habilitados para o emprego das novas tecnologias e conhecendo como podem desenvolver projetos pedagógicos com elas, os docentes se sentirão encorajados em utilizá-Ias em ações curriculares escolares as mais criativas.
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Assuntos
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Professores - Formação Prática de ensino Informática - Educação Ensino agrícola - Projetos Informática - Projetos
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