Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    P457f    DIS   
Autor Principal Perrier, Gerlane Romão Fonseca
Entradas Secundárias - Autor Espírito Santo, Adilson Oliveira do , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Formação de professores e informática : da falta de teoria à necessidade da prática : o caso de uma escola agrotécnica / Gerlane Romão Fonseca Perrier; orientador, Adilson Oliveira do Espírito Santo
Publicação 2005.
Descrição Física xiv, 120 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de identificar as razões das dificuldades enfrentadas pelos docentes no que se refere à utilização da informática na prática pedagógica, para poder propor a superação das mesmas conseqüentemente contribuir para a consolidação da informática educativa as atividades docentes. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi observado ue a própria prática pessoal da metodologia aplicada à disciplina "Informática Aplicada" do curso técnico em agropecuária indicava um bom caminho a superação de parte das dificuldades identificadas, embora até então esta prática estivesse dissociada de uma fundamentação teórica específica. Deste modo procuramos, através deste trabalho, formalizar alguns conceitos e sistematizá-los para que, uma vez identificada a raiz do problema, possamos propor uma metodologia de trabalho baseado na Pedagogia de Projetos que possa promover a superação das dificuldades. A analogia com o ciclo de desenvolvimento de sottwares demonstrou que a adoção de um procedimento cíclico para o desenvolvimento de projetos de trabalho voltados para o uso da informática na prática docente representa uma boa ferramenta metodológica capaz de favorecer a reflexividade sobre as práticas docentes, promovendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, transformando a informática educativa numa ferramenta de ligação entre as disciplinas, rompendo com a visão fragmentada de uma disciplina específica voltada apenas ao uso do computador e/ou apenas restrita ao laboratório de informática. Por fim, destacamos a necessidade da formação contínua e continuada dos docentes para a efetiva incorporação da informática educativa à sua prática pedagógica, pois, estando habilitados para o emprego das novas tecnologias e conhecendo como podem desenvolver projetos pedagógicos com elas, os docentes se sentirão encorajados em utilizá-Ias em ações curriculares escolares as mais criativas.
Assuntos Professores - Formação
Prática de ensino
Informática - Educação
Ensino agrícola - Projetos
Informática - Projetos