Número de Chamada
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371.67 M619q DIS
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Autor Principal
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Miccione, Jani Selma Morais
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Entradas Secundárias - Autor
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Silva, Francisco Hermes Santos da , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
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Título Principal
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O Quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula / Jani Selma Morais Miccione; orientador, Francisco Hermes Santos da Silva
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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98 f. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2006 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: O quadro de escrever tem sido nos dias atuais alvo de críticas por parte de muitos professores que o consideram tradicional. Entretanto, alguns
professores e pedagogos dentre os quais eu me incluo, consideram que, desde
que usado de forma diferenciada, é de suma importância para o ensino e aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática. Essa dissertação
versa sobre um estudo feito em uma turma de 7a série do Ensino Fundamental,
cujo objetivo foi verificar quais os fatores que dificultam a participação dos
alunos nas atividades no quadro de escrever. O estudo mostra que o quadro
não é, em sua materialidade, um recurso tradicional. Em sua utilização estão
presentes relações de poder que fazem com que os alunos não aceitem
participar de suas atividades. As discussões são feitas em torno da
necessidade de envolver os alunos e o professor em atividades interativas via
quadro, de escrever, haja vista que, esse artefato é adequado para a
viabilização da comunicação matemática entre professor e alunos e dos alunos
entre si.
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Assuntos
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Quadros-negros Escolas - Mobiliário, equipamento, etc. Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem
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