Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.67    M619q    DIS   
Autor Principal Miccione, Jani Selma Morais
Entradas Secundárias - Autor Silva, Francisco Hermes Santos da , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal O Quadro de escrever como mediador para construção de relações de autonomia no ambiente de sala de aula / Jani Selma Morais Miccione; orientador, Francisco Hermes Santos da Silva
Publicação 2006.
Descrição Física 98 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2006
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O quadro de escrever tem sido nos dias atuais alvo de críticas por parte de muitos professores que o consideram tradicional. Entretanto, alguns professores e pedagogos dentre os quais eu me incluo, consideram que, desde que usado de forma diferenciada, é de suma importância para o ensino e aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática. Essa dissertação versa sobre um estudo feito em uma turma de 7a série do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi verificar quais os fatores que dificultam a participação dos alunos nas atividades no quadro de escrever. O estudo mostra que o quadro não é, em sua materialidade, um recurso tradicional. Em sua utilização estão presentes relações de poder que fazem com que os alunos não aceitem participar de suas atividades. As discussões são feitas em torno da necessidade de envolver os alunos e o professor em atividades interativas via quadro, de escrever, haja vista que, esse artefato é adequado para a viabilização da comunicação matemática entre professor e alunos e dos alunos entre si.
Assuntos Quadros-negros
Escolas - Mobiliário, equipamento, etc.
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem