Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.67    M619q    DIS   
Autor Principal Miccione, Domênico Góes
Entradas Secundárias - Autor Silva, Francisco Hermes Santos da , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal O Quadro de escrever como recurso faciilitador de interação e aprendizagem dos alunos no processo de avaliação / Domênico Góes Miccione; orientador, Francisco Hermes Santos da Silva
Publicação 2006.
Descrição Física 89 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2006
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Esse estudo teve como objetivos: 1. Investigar os resultados da aprendizagem dos alunos, decorrente de uma experiência de avaliação, usando como recurso facilitador o quadro de escrever. 2. Utilizar procedimentos que possibilitem a participação do aluno nas atividades avaliativas desenvolvidas no quadro de escrever. Foi desenvolvida em uma turma do 10 ano do Ensino Médio, em escola pública federal do estado do Pará. Os resultados indicam que o uso do quadro de escrever de forma interativa, facilita a aprendizagem dos alunos quando considerados aspectos idático-pedagógicos inerentes às tendências em Educação Matemática, tais como a avaliação diagnóstica, a interação social, o contrato didático, o erro e os obstáculos epistemológicos. Por fim, conclui-se que o quadro de escrever deve ser ressiginificado na prática pedagógica do professor de matemática.
Assuntos Quadros-negros
Aprendizagem
Avaliação educacional
Matemática - Estudo e ensino
Estudantes - Avaliação