Número de Chamada
|
511.8 C512m DIS
|
Autor Principal
|
Chaves, Maria Isaura de Albuquerque
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Espírito Santo, Adilson Oliveira do ; orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Modelando matematicamente questões ambientais relacionadas com a água a propósito do ensino-aprendizagem de funções na 1º série do ensino médio / Maria Isaura de Albuquerque Chaves; orientador, Adilson Oliveiera do Espírito Santo
|
Publicação
|
2005.
|
Descrição Física
|
x, 142 f. : il. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2005 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: Este trabalho apresenta uma forma possível de se conceber e materializar a Modelagem Matemática como método de ensino-aprendizagem em cursos regulares. Tal perspectiva de Modelagem foi organizada após considerações feitas sobre os obstáculos já apontados por aqueles que nos antecederam na área. Para observar como a professora e os alunos se
envolvem em atividades de Modelagem e discutir, à luz de todo o conhecimento já produzido por pesquisas anteriores, os efeitos desse envolvimento para a prática docente no referido método, para a formação geral do educando bem como para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, a proposta de Modelagem foi aplicada em uma turma de primeira série do ensino Médio e avaliada quanto à produção de aprendizagens
significativas de funções polinomiais do 10 e 20 graus, função exponencial e logaritmos, com enfoques de ferramentas para a compreensão de questões ambientais relacionadas com a água. Os resultados obtidos apontam que o ensino por Modelagem pode levar o aluno a tomar-se co-participe de seu processo de ensino-aprendizagem e, por conseqüência, ter sua aprendizagem signifIcativa facilitada. Por outro lado, para o professor, entre o reconhecimento das vantagens quanto à utilização da Modelagem para o ensino e a sua aplicação, existe um caminho permeado de estudo e de pesquisa, que, para
ser trilhado precisa de disposição e audácia para vencer os obstáculos que se afigurem.
|
Assuntos
|
Modelos matemáticos - Estudo e ensino Ensino médio - Modelos matemáticos Água
|
|