Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
616.89    C376t    T   
Autor Principal Cavalcante, Simone Neno .
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Tratamento padronizado : condicionantes históricos, status contemporâneo e (in)compatibilidade com a terapia analítico-comportamental / Simone Neno; orientador, Grauben José Alves de Assis
Publicação 2005.
Descrição Física xii,241 p. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Faz parte do esforço para a edificação da análise do comportamento como um sistema de saber psicológico a busca de interlocução com variados conjuntos de demandas sociais dirigidas à Psicologia. O presente estudo representa uma iniciativa nessa direção, abordando um tema específico que tem ocupado o centro do debate contemporâneo acerca do exercício clínico na psicologia: a oferta de tratamentos padronizados. O estudo teve por objetivo analisar a proposta de elaboração e uso de tratamentos padronizados, materializados em manuais que descrevem etapas e procedimentos de intervenções dirigidas a problemas clínicos específicos, sob a ótica de (a) seus condicionantes históricos, (b) seu status contemporâneo e ( c) sua possível adoção no âmbito da terapia fundamentada em princípios e conceitos da análise do comportamento. O trabalho foi iniciado com o levantamento de uma vasta literatura sobre temas relacionados à padronização, como a validação empírica das psicoterapias, a eficácia e efetividade dos tratamentos, fatores comuns e fatores específicos das psicoterapias, o sistema de atenção gerenciada à saúde e o uso de manuais. Essa literatura foi submetida a uma análise circunscrita pelo objetivo definido, levando à identificação de fatores que imprimem ao uso de manuais diferentes funções, vinculadas a compromissos não coincidentes do ponto de vista das demandas atendidas e dos atores envolvidos na oferta de serviços clínicos. Do uso dos manuais com aquelas funções diversas, resultam intervenções cujas configurações distinguem-se em aspectos substanciais, inclusive com respeito ao que pode aproximá-Ias ou distanciá-Ias de uma perspectiva idiográfica de interpretação e intervenção frente a problemas clínicos psicológicos. Alguns fatores enfatizados na análise incluem (a) o advento dos ensaios clínicos randoffiizados e a disseminação de seu uso como solução metodológica para a pesquisa sobre resultados da psicoterapia, (b) a pressão do sistema de atenção gerenciada e sua interferência na regulação da oferta de serviços de psicoterapia, (c) políticas de financiamento da pesquisa baseadas em um modelo médico de interpretação dos problemas psicológicos e (d) o movimento pela adoção de práticas baseadas em evidências. Considerando as feições diversas que a padronização assume sob determinantes dessa ordem, aponta-se que o uso de manuais em terapia analítico-comportamental não pode ser sustentado de forma indiscrirninada, mas é consistente sob I um enfoque para além da dicotomia individualização-padronização. Vislumbra-se, assim, uma abordagem que sugere uma apropriação do conhecimento cientificamente estabelecido sobre uma ampla gama de fatores relevantes na psicoterapia e a sensibilidade aos componentes particulares de cada caso clínico. Além disso, são apontadas a importância e a necessidade de se produzir um conhecimento integrado e abrangente acerca da intervenção clínica baseada em princípios e conceitos da análise do comportamento, que represente um refinamento da identidade do terapeuta analítico-comportamental, assim como uma participação expressiva no debate contemporâneo sobre a oferta de serviços clínicos psicológicos.
Assuntos Psicologia clínica
Psicoterapia
Comportamento - Avaliação