Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    S729p    DIS   
Autor Principal Souza, Eliana Silva de
Entradas Secundárias - Autor Gonçalves, Terezinha Valim Oliver , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal A Prática docente na Escola Bosque : o desafio educativo de uma proposta construtivista / Eliana Silva de Souza; orientador, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Publicação Belém, PA : [s.n.], 2004.
Descrição Física 91 f. : il (algumas color.) ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Neste estudo investigo as experiências profissionais de seis professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, entre os quais me incluo, da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque, Belém/Pará, cujo projeto educacional abarca a perspectiva ambiental construtivista interdisciplinar que pressupõe a efetiva participação do aluno no processo construtivo do conhecimento inter-relacionando conteúdos escolares e viabilizando a pesquisa. Buscando traçar um perfil das ações pedagógicas vivenciadas num contexto de implicações sócio-históricas, políticas e culturais que revelam os subsídios estruturais envolvidos no projeto educacional investigado, apresento as narrativas docentes e informo minha própria prática pedagógica. Para tanto, utilizo os pressupostos teóricos da pesquisa narrativa que considera os relatos das experiências individuais significativas dos participantes, e contextualizo a prática docente estabelecendo um diálogo com a literatura pertinente e com o material documental da própria escola. A partir dos dados obtidos, pude constatar que algumas práticas metodológicas vislumbradas no espaço físico da Escola Bosque, se configuram de forma construtivista e interdisciplinar e se estabelece por meio da pesquisa, se colocando como ação diferenciada a ser considerada para melhoria da qualidade do ensino.
Assuntos Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Prática de ensino
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Construtivismo (Educação)