Número de Chamada
|
371.12 S729p DIS
|
Autor Principal
|
Souza, Eliana Silva de
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
A Prática docente na Escola Bosque : o desafio educativo de uma proposta construtivista / Eliana Silva de Souza; orientador, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
|
Publicação
|
Belém, PA : [s.n.], 2004.
|
Descrição Física
|
91 f. : il (algumas color.) ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2004 Inclui referências bibliográficas Resumo: Neste estudo investigo as experiências profissionais de seis professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, entre os quais me incluo, da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque, Belém/Pará, cujo projeto educacional abarca a perspectiva ambiental construtivista interdisciplinar que pressupõe a efetiva participação do aluno no processo construtivo do conhecimento inter-relacionando conteúdos escolares e viabilizando a pesquisa. Buscando traçar um perfil das ações pedagógicas vivenciadas num contexto de implicações sócio-históricas, políticas e
culturais que revelam os subsídios estruturais envolvidos no projeto educacional investigado, apresento as narrativas docentes e informo minha própria prática pedagógica. Para tanto, utilizo os pressupostos teóricos da pesquisa narrativa que considera os relatos das experiências individuais significativas dos participantes, e contextualizo a prática docente estabelecendo um diálogo com a literatura pertinente e com o material documental da própria escola. A partir dos dados obtidos, pude constatar que algumas práticas metodológicas vislumbradas no espaço físico da Escola Bosque, se configuram de forma construtivista e interdisciplinar e se estabelece por meio da pesquisa, se colocando como ação diferenciada a ser considerada para melhoria da qualidade do ensino.
|
Assuntos
|
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Prática de ensino Educação ambiental Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Construtivismo (Educação)
|
|