Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    O48m    DIS   
Autor Principal Oliveira, Sonia Maria Maia
Entradas Secundárias - Autor Gonçalves, Terezinha Valim Oliver , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Memórias de professôres de ciências e biologia no início de carreira docente : conflitos e tensões / Sonia Maria Maia Oliveira; orientador, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Publicação Belém, PA : [s.n.], 2004.
Descrição Física 100 f. ; 31 cm
Notas Área de concentração: Educação em Ciências
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: I o presente trabalho trata de uma pesquisa narrativa delineada a partir de elementos presentes nas memórias de seis professores de Ciências e Biologia, em que busco explicitar, pela investigação reflexiva, conflitos e tensões no início de suas carreiras como docentes. Busco evidenciar como foi esse início, considerando para , isso os três primeiros anos de atuação. A investigação foi realizada numa escola pública de Belém-Pará, sendo a escolha feita de forma intencional, em virtude de minha atuação como professora de Prática de Ensino, no contexto em que atuam os sujeitos, o que também facilitou a minha inserção para esta investigação. Os sujeitos de minha pesquisa são egressos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e atuam ou atuaram efetivamente em sala de aula nos níveis fundamental, médio e superior. Os depoimentos foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, sendo organizados em três eixos de análise, a partir do que discuto o problema: Dificuldades de ordem pessoal, as referentes ao ambiente escolar, e aquelas ligadas ao sistema educacional. Os resultados obtidos foram relevantes para que possa refletir neste contexto diversas implicações com relação à inserção inicial do professor na carreira. Essas implicações requerem reflexões profundas e inovadores face às dificuldades que foram encontradas no âmbito dos eixos analisados. Por ser professora formadora, sinto-me co-responsável pela formação de professores e me proponho a buscar mecanismos essenciais para minimizar essas e outras dificuldades vivenciadas pelos professores no início de sua carreira docente, visto que é no início que o indivíduo percebe o quanto se faz necessário aprender a superar as diversas dificuldades encontradas no caminho da docência.
Assuntos Professores - Formação
Professores - Condições sociais
Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino