Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
550    P838e    DIS   
Autor Principal Porasani, Jorge Luís
Entradas Secundárias - Autor Universidade Federal do Pará . Centro de Geociências . Curso de Pós-Graduação em Geofísica
Título Principal Estudo da estrutura geo-elétrica da região do Juruá, AM, pelo método megnetotelúrico / Jorge Luis Porsani ; Jandyr de Menezes Travassos (Orientador)
Publicação 1991.
Descrição Física 104 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geofísica, 1991
Inclui bibliografias
Resumo: Utilizando-se dados magnetotelúricos (MT), foi obtida uma imagem geo-elétrica nítida da região do Juruá, Bacia do Solimões, na forma de seções geo-elétricas. Os dados de campo foram registrados ao longo de três linhas de 15 km, espaçadas de 3,5 km, recobrindo uma área de 100 km². O espaçamento entre as 35 estações é irregular, variando de 400 m a 3500 m. A faixa de freqüências utilizada cobriu de 0.001 H z até 300 H z, o que permitiu investigar de 100 m até 60 km de profundidade. Os dados apresentam-se afetados pelo efeito de distorção estática. Para corrigir este efeito foi utilizada a mediana da resistividade do primeiro condutor, correspondente à Formação Solimões. Foi utilizado o invariante do tensor MT para interpretar a estrutura geo-elétrica do Juruá. As seções geo-elétricas foram obtidas a partir do agrupamento dos dados resultantes da transformação de Bostick e da inversão 1 D de Occam, para cada estação. Foi identificada uma seqüência de camadas condutivas e resistivas, correspondentes ao pacote sedimentar, uma zona de falhas e o topo do embasamento geo-elétrico, caracterizando a Bacia do Solimões. abaixo do embasamento geo-elétrico foram também identificados uma zona condutora, seguida por uma camada de baixa condutividade, a profundidades iguais ou superiores a 20 km. Esta camada é interpretada como sendo de composição de gabro, estando associada a processos de acreção vertical, intimamente ligados à estabilização crustal e espessamnto da litosfera. Os resultados apresentam uma boa concordãncia com os perfis de resistividade de poços e dados sísmicos de superfície.
Assuntos Geofísica