Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.9098115    M456e    DIS   
Autor Principal Maurity, Clóvis Wagner
Entradas Secundárias - Autor Kotschoubey, Basile . orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Título Principal Evolução recente da cobertura de alteração no Platô N1 - Serra dos Carajás / Clóvis Wagner Maurity ; Basile Kotschoubey (orientador)
Publicação 1995.
Descrição Física 95 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, 1995
Inclui bibliografias
Resumo: A espessa cobertura residual do platô N1 da serra Norte, Província Mineral de Carajás desenvolveu-se essencialmente sobre metavulcanitos básicos e formações ferríferas bandadas do Grupo Grão pará do arqueano. Este manto de alteração éconstituido por laterita ferro-luminosa, canga brechóide hematítica e conglomerado composto de seixos e fragmentos angulosos desses dois litotipos. após a sua formação no final do Terciário Inferior, a crosta litificada sofreu uma progressiva degradação causada, por um lado, por variações climáticas e, por outro, por um lento soerguimento regional e o consequente rebaixamento do nível de base. Com o contínuo prosseguimento da alteração intempérica em profundidade, ocorreu na parte superior da costra uma intensa pseudopisolitização e, dentro dela, a formação de sistemas anostomosados complexos de fissuras e túbulos. A mobilização e a redistribuição de Fe e Al na costra levaram a geração de cutanes e de bolsões de produtos neoformados ferruginosos e aluminosos. Na interface da crosta com o saprólito ou dentro da própria crosta apareceram zonas de baixa densidade altamente porosas e permeáveis como resultado da ação conjunta de soluções percolando "per descensum" ricas em Fe a Al, e de fluxos laterais de águas subterrâneas. A evolução posterior dessa zonas de baixa densidade resultou em formação de depressões doliniformes e de numerosas cavernas. O estudo detalhado de cinco grutas do platô N1 revelou a presença de espeleotemas compostos d oxi-hidróxidos, fosfatos e sulfatos de Fe e/ou Al, que constituem revestimentos de pisos, paredes e tetos, e preenchem fissuras e fendas. A fosfatização de materiais residuais foi igualmente observada nas cavernas, em particular no topo de blocos abatidos de laterita e de brecha hematítica. acredita-se que o ferro e o alumínio dos espeleotemas tiveram como fonte o meio laterítico enquanto que os outros constituintes, isto é, o fósforo, enxofre, potássio e cálcio tiveram uma origem coprogêncica. Com efeito, acumulações de guano de mocergo semidecomposto foram encontradas nas grutas investigadas, em particular nas quais os espeleotemas são mais abundantes. A presença de colônias de morcegos e de finos depósitos de gel revestindo superfícies próximo às acumulações de guano, sugerem que espeleotemas ainda estão se formando nessas grutas.
Assuntos Geoquímica Carajás, Serra dos (PA)
Laterita Carajás, Serra dos (PA)