Dados do Acervo - Livros

Número de Chamada   
 
551.9098115    F825a    DIS   
Autor Principal Franco, Maria Esmeralda B. Esteves Bouça
Entradas Secundárias - Autor Ramos, José Francisco da Fonseca orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geociências
Título Principal Análises sequênciais para o ouro em solo do Salobo 3A, Serra dos Carajás / Maria Esmeralda Bravo Esteves Bouça Franco ; José Francisco da F. Ramos (orientador)
Publicação 1989.
Descrição Física 102 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geociências, 1989
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A área do Salobo 3A. na Serra dos Carajás no Estado do Pará pertence a uma faixa alongada. segundo direçao WNW-B SE.de idade Arqueana, que bordeja o flanco norte do sinclinório de Carajás. Esta área tem sido objeto de diversos estudos. tendo como finalidade a prospecção e extração dos minérios de cobre e aproveitamento do s seus subprodutos. Com este trabalho pretende-se investigar a distribuição do ouro em solos da área do deposito de sulfetos de cobre do Salobo 3A. Foram coletadas 18 amostras em perfis horizontal e vertical junto à galeria G1 e outras dezesseis dos poços PA-O8 e PA-23. As concentrações de ouro nos solos foram determinadas segundo a abertura parcial sequencial de Gatehouse et al.(1977),que foi complementada pela extração orgânica. devido as baixas conentrações desse metal em solos. As fases consideradas isoladamente foram os óxidos e hidróxidos de ferro e manganês (amorfos e cristalinos), matéria orgânica e os silicatos argilominerais e quartzo. A fração granulométrica < 120 mesh foi escolhida. para evitar a presença de partículas maiores de ouro metálico. Além da análise sequencial. realizou-se o ataque de outras 5 gramas da mesma amostra com HF+HCl0 4 e de outras 5 gramas com HF+HCl0 4 seguido de ataque com água régia (Au-total). Todos os resultados foram comparados com os obtidos pela análise por ativação com neutrons instrumental e com análises da DOCEGEO feitas através da abertura com água régia. O objetivo principal desse trabalho é mostrar a adequação de análises sequenciais para ouro em solos e. através dos resultados obtidos para as fases estudadas. aprofundar o conhecimento sobre o comportamento do ouro em ambiente supergênico. Desses, vale salientar a boa correlação entre a concentração de ouro determinada na matéria orgânica e a concentração de Au-total no solo (ou mesmo apenas com água régia. ou com valores obtidos por INAA). O estudo da quantidade de matéria orgânica relacionada com o ouro nela adsorvido parece estar de acordo com os mecanismos de mobilidade e transporte do ouro em ambiente supergênico conhecidos até ao momento. Das análises efetuadas conclui-se que, em geral, pouco ouro se encontra no estado nativo, se feita a comparação das concentrações obtidas pelas extrações parciais com a concentração de Au-total das amostras. Este elemento encontra-se preferencialmente nos silicatos (argilominerais e quartzo), na matéria orgânica e na goethita (nesses em menor quantidade).
Assuntos Geoquímica Carajás, Serra dos (PA)
Ouro - Análise
Prospecção geoquímica