Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.9098115    C794e    DIS   
Autor Principal Cordeiro, Cleise Alves
Entradas Secundárias - Autor Fenzl, Norbert , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geociências
Título Principal Estudo da salinização no Estuário do Rio Pará no trecho Belém-Mosqueiro / Cleise Alves Cordeiro ; Norbert Fenzl (orientador)
Publicação 1987.
Descrição Física viii, 109 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Geoquímica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geociências, 1987
Resumo: Este trabalho, primeiro levantamento hidrogeoquímico sistemático das águas que compõs o estuário do Rio Pará, foi realizado num trecho de apreoximadamente 40 Km ao longo do canal Sul do estuário do rio Pará em três pontos e amostragem periódica (Mosqueiro-Icoaraci-Belém). As amostragens foram realizadas durante um ciclo hidrológico completo (março, maio, agosto e novembro de 1985 e janeiro de 1986). na área de estudo, oram realizadas determinações físico-químicas, coletas de amostras de água para análises químicas, análise quantitativa e qualitativa dos sedimentos em suspensão e determinação da matéria orgãnica nestes. Além disso foram levantados os dados da precipitação pluviométrica regional e as medidas de vazão do rio Guamá, um dos principais aportes de água doce na área estudada. Os resultados analíticos mostram que as concentrações elevadas, sobretudo de cl-, Na+ e Mg++ na época da estiagem, provenientes de águas oceânicas modificam temporariamente as características físico-químicas e hidrogeoquímicas das águas. O comportamento da condutividade nas três estações estudadas mostra que o processo de intrusão marinha avança preferencialmente em canais nas camadas inferiores da massa de água fluvial. Os argilominerais detectados: caulinita, ilita, montmorilonita e clorita, refletem a composição mineralógica dos solos amazônicos, e sua capacidade de troca iônica não afeta diretamente as características químicas das águas estuarinas. Foi observada uma modificação da composição mineralógica dos sedimentos em suspensão e sua capacidade de troca em função do ciclo de salinização.
Assuntos Geoquímica Pará, Rio (PA)
Química da água