Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
629.8    S729f    DIS   
Autor Principal Souza, Silvio Roberto Almeida de
Entradas Secundárias - Autor Favero, Eloi Luiz , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Fuzzy Score : sistema Fuzzy aplicado a cobrança de dívidas em dívidas em cartões de crédito / Silvio Roberto Almeida de Souza; orientador, Elói Luiz Fávero
Publicação 2005.
Descrição Física xiv, 43 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2005
Inclui bibliografias
Resumo: Neste trabalho, estuda-se a aplicação de Lógica Fuzzy no desenvolvimento de um Sistema Fuzzy para solucionar problemas de Cobrança de dívidas em cartões de crédito. De forma geral, os modelos de inferência fuzzy são especialmente adequados em muitos problemas que exigem tomadas de decisão. Aplicações deste tipo codificam, numa base de regras, o conhecimento e a experiência adquiridos de especialistas sobre um determinado assunto. A partir da entrada de dados, o Sistema Fuzzy gera sugestões para ações a serem tomadas. A lógica fuzzy destaca-se como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de Sistemas Fuzzy, pois ela trabalha com informações imprecisas, incompletas, vagas e ambíguas, semelhante à forma de pensar e agir de especialistas humanos. Outra vantagem desta técnica está na característica de não sofrer influência de elementos externos, como ocorre com especialistas humanos. Assim, o Sistema Fuzzy chega sempre à mesma conclusão para as mesmas condições apresentadas, restringindo-se apenas ao conhecimento existente em sua base de regras. Como resultados práticos, são apresentados dois estudos de casos para de problemas reais relacionados ao departamento de cobrança de uma empresa administradora de cartões de crédito. O primeiro estudo de caso apresenta um Sistema Fuzzy como uma solução para o problema de acordo de cobrança em dívida de cartões de crédito. Ao utilizar critérios flexíveis na "negociação", a solução proporciona a realização de acordos inteligentes, simulando o raciocínio de um especialista humano. O segundo estudo de caso apresenta uma solução Fuzzy resolve um problema de distribuição da carteira de cobrança. O objetivo é distribuir a carteira de cobrança de maneira uniforme entre a equipe de cobradores. A partir disso, temos entre as vantagens, o fato de a distribuição acontecer de forma justa e ser possível identificar os melhores cobradores, i.e., medir o desempenho individual e/ou coletivo dos mesmos. A solução apresentada é centrada em regras fuzzy, que permite tomada de decisão baseada em critérios flexíveis e inteligentes, imitando um especialista humano. No trabalho também é mostrado como codificar a solução em uma linguagem de programação comercial, a PL/SQL que significa linguagem estruturada de consulta.
Assuntos Sistemas difusos
Sistemas de informação gerencial
Inteligência artificial
Cobrança de contas