Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
005.1    A447p    DIS   
Autor Principal Almeida, Paulo Roberto Bastos de
Entradas Secundárias - Autor Reis, Rodrigo Quites , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Planejamento, uso e análise de simulação de processos de software em um ambiente acadêmico / Paulo Roberto Bastos de Almeida; orientador, Rodrigo Quites Reis
Publicação 2005.
Descrição Física iv, 121 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A indústria do software tem motivado diversas pesquisas nas mais distintas áreas da Informática, entre elas a área de Engenharia de Software. Problemas diversos vêm sendo citados ao longo dos anos, sendo que muitos destes problemas são resultantes da falta de confiança que o usuário tem no software. Trabalhos para minimizar esta falta de confiança e, por conseguinte, atingir um aumento de qualidade têm sido proposto para os mais diferentes tipos de problema enfrentados durante o processo de software. Uma proposta recente para se obter maior controle das atividades realizadas com o intuito de se obter maior qualidade é a utilização de simulação, através da representação dos passos definidos em um modelo. Simulação é freqüentemente - utilizada para treinamento e aperfeiçoamento em muitas áreas de aplicação como Aviação e Economia, mas não é usada freqüentemente em Engenharia de Software. Este trabalho trata a simulação como uma alternativa para ensino, companhamento e validação de diversos modelos de processos de software em um ambiente acadêmico. Assim, o mesmo visa validar se um simulador possuidor de várias funções que ajudam na detecção de inconsistências que contribuem para gerar problemas que iriam ocorrer somente durante a sua execução, como aumento de custos verificado a partir, por exemplo, de uma infeliz escolha na alocação dos profissionais no processo, pode ser uma ferramenta eficaz em sala de aula. Por exemplo, após a simulação o aluno pode constatar a necessidade de se refazer o planejamento, ajustar parâmetros ou utilizar outro processo de software. O objetivo do uso da simulação, nesse trabalho, é realizar um estudo de caso prático que auxilie no convencimeneto das pessoas que um dia estarão responsáveis por uma organização de desenvolvimento de software o benefício da utilização da simulação para obter modelos de processos validados e com qualidade.
Assuntos Engenharia de software auxiliada por computador
Ensino auxiliado por computador