Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
553.454098115    S729a    DIS   
Autor Principal Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Entradas Secundárias - Autor Ramos, José Francisco da Fonseca orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Título Principal Avaliação da distribuição das concentrações de mercúrio total em sedimentos, rejeitos, solos e solos com TPA, na Bacia do Rio Rato - Itaituba/PA / Jorge Raimundo da Trindade Souza ; José Francisco da F. Ramos (orientador)
Publicação 1995.
Descrição Física 119 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, 1995
Inclui bibliografias
Resumo: O rio Rato localiza-se na porção sudoeste do Estado do Pará, no sudeste da cidade de Itaituba, principal centro garimpeiro da região. O trecho mapeado, que possui uma extensão aproximada de 60Km, sofre grandes impactos ambientais devido a exploração do ouro. Para a avaliação da distribuição das concentrações de mercúrio total na bacia do rio Rato, foram realizadas duas campanhas de campo, coletando-se 161 amostras. A análise de mercúrio total foi realizada por absorção atômica com a técnica de vapor frio, sendo antes realizada a digestão química das amostras, por meio de H2SO4, HNO3 e V205. Através das análises de sedimentos de corrente, rejeito de garimpo, solos e solos com Terra Preta Arqueológica (TPA), foram deterninadas as concentrações de mercúrio total, carbono orgânico e perda ao fogo, com o objetivo de se encontrar correlações entre estas três variáveis. Os valores mínimos, máximos, médios e o desvio padrão identificados no tratamento estatístico, foram utilizados como parâmetros para avaliação da poluição da área, e também para comparação com os limites máximos propostos em outros estudos, sendo as amostras distribuídas em sete grupos, de acordo com a etapa de amostragem, o tipo de amostra e o local da coleta. Em todos os tipos de materiais coletados, em que houve oportunidade de se comparar os resultados das duas campanhas de campo, estes sempre foram mais altos na primeira campanha, reflexo de uma maior atividade garimpeira, possibilitada por ser época de pouca chuva. Em poucas oportunidades, observou-se correlação entre o mercúrio e as outras duas variáveis (carbono orgânico e perda ao fogo), confirmando a ocasionalidade da poluição por mercúrio, observando-se que, o que define na realidade a distribuição de mercúrio no garimpo são fatores como o tipo de explotação, época de atividade e granulometria e localização das amostras, refletindo situações pontuais e especificas. Em todos os grupos, observou-se que grande parte das amostras, apresentam concentrações superiores ao background regional, concluindo-se, portanto, que o mercúrio utilizado em torno do rio Rato e seus tributários está provocando a contaminação do ambiente.
Assuntos Mercúrio Itaituba (PA)
Garimpagem Itaituba (PA)
Poluição Itaituba (PA)
Ciências ambientais