Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.367    F144c    DIS   
Autor Principal Fadda, Gisella Mouta
Entradas Secundárias - Autor Pelaes, Evaldo Gonçalves , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Compressão adaptativa de imagens em cores usando transformadas cosseno discreta e seno discreta com rotação de eixos / Gisella Mouta Fadda; orientador, Evaldo Gonçalves Pelaes
Publicação 2005.
Descrição Física xi, 64 f. : il. (algumas color.) ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará,b Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho apresenta um método de compressão de imagem com quantização adaptativa dos coeficientes transformados, usando a Transformada Cosseno Discreta (DCT) e a Transforma Seno Discreta com Rotação de Eixos (DSTr). Quatro versões do método são apresentadas. Na primeira, a DCT é usada nas componentes de luminância e de crominância. Na segunda a DSTr é usada nas componentes de crominância. Na terceira a DSTr é usada na componente de luminância. Na quarta versão do método, é usada a DSTr nas componentes de luminância e de crominância. A quantização dos coeficientes transformados é feita usando seis tabelas de alocação de bits sendo quatro para componentes de luminância e duas para as componentes de crominância, que são determinadas pelo agrupamento de blocos classificados de acordo com a energia dos coeficientes AC dos blocos. Em seguida é aplicada a codificação de entropia nos coeficientes quantizados, onde são aplicadas as tabelas de codificação do JPEG (Joint Photographic Experts Group). O método proposto foi aplicado nas imagens Lena (512x512), Mandrill(512x512) e Fruits(448x448). Os resultados foram comparados com as imagens comprimidas com o padrão JPEG, subjetiva e objetivamente, considerando-se a taxa de compressão e a relação sinal ruído de pico (PSNR).
Assuntos Processamento de imagens - Técnicas digitais
Processamento de imagens - Modelos matemáticos