Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3845    A663s    DIS   
Autor Principal Araujo, Roberta Machado Brasil de Lima
Entradas Secundárias - Autor Francês, Carlos Renato Lisboa , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal SMD : uma ferramenta inteligente para monitorização de desempenho de redes de rádio / Roberta Macahdo Brasil de Lima Araujo; orientador, Carlos Renato Lisboa Francês
Publicação 2005.
Descrição Física xiii, 65 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2005.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um sistema para monitoração do desempenho e predição de tráfego da rede de telecomunicações da Amazônia Celular SI A: O SMD -Sistema de Monitoração de Desempenho. Esse sistema tem como objetivo a otimização do processo de análise, concentrando informações de diversos bancos de dados e oferecendo, por intermédio de uma interface gráfica, ferramentas para suporte à decisão. Também são apresentadas duas abordagens para a predição de tráfego em rede móvel celular: redes neurais e redes bayesianas. Os resultados provenientes dessas experiências são analisados, assim como as vantagens e desvantagens de cada técnica e suas diferenças e complementações. O SMD é apresentado talhadamente, assim como a sua estrutura e os seus módulos de funcionamento, e as melhorias trazidas pelo seu uso na Amazônia Celular.
Assuntos Sistemas de comunicação móvel
Telecomunicações - Tráfego