Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.2842    C837a    DIS   
Autor Principal Costa, Denilson da Silva
Entradas Secundárias - Autor Silveira, Benedito Inácio da , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Análise do processo de hidrólise enzimática dos óleos de polpa de buriti (Mauritia flexuosa) e de semente de maracujá (Passiflora edulis) com lipase de Candida rugosa / Denilson da Silva Costa; orientador, Benedito Inácio da Silveira
Publicação 2003.
Descrição Física 103 f. : il. (algumas color.) ; 30
Notas Área de concentração: Desenvolvimento de processos
Linha de pesquisa: Desenvolvimento de processos catalíticos e biocatalíticos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2003.
Inclui referências bibiográficas
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar a hidrólise de óleos da polpa de buriti e de semente de maracujá através de catálise enzimática com enzimas lipase de candida rogosa visando o desenvolvimento de um modelo matemático capaz de predizer a conversão percentual da reação em função de todas as variáveis significativas para a resposta e a determinação da faixa ótima de operação. Os óleos usados neste trabalho foram extraídos pelos processos artesanal, prensagem mecânica e extração por solvente e caracterizados pelos índices de refração, iodo e peróxido e pela análise da cor, viscosidade, teor de ácidos graxos livres e composição em ácidos graxos. A cinética da reação foi acompanhada pela avaliação da conversão ao longo do tempo em diferentes valores de concentração inicial de substrato para valores fixos da temperatura e concentração de enzimas. Em uma primeira etapa, através de um planejamento fatorial completo de 2 níveis, avaliou-se as variáveis que mostraram significância estatística para a resposta e, em uma segunda etapa, utilizou-se os resultados da primeira e a técnica da Metodologia de Superficie de Resposta (MSR) para ajustar os dados obtidos a um modelo polinomial capaz de predizer a conversão percentual em função das variáveis de interesse. A partir dos resultados do estudo da cinética de ambos óleos, verificou-se que em altas concentrações de substrato houve uma inibição da enzima, a qual foi atribuída ao próprio substrato, evidenciada pelo comportamento da curva de Lineaever-Burk. Os resultados da primeira etapa mostraram que a temperatura, tempo de reação e concentração de enzimas foram as variáveis que apresentaram significância estatística e a partir dos resultados da segunda etapa obteve-se um modelo polinomial de segunda ordem para cada óleo estudado, os quais mostraram boa capacidade na predição de dados da resposta. Após analises destes modelos e da caracterização da superficie de resposta, chegou-se ao ponto ótimo de operação para cada óleo estudado; para o óleo de buriti: temperatura de 37 °C, tempo de reação de 22 h e 3,5% de enzima em relação ao peso do óleo e para o óleo de maracujá: temperatura ambiente. tempo de reação de 21,9 h e quantidade de 3,5 % de enzima em relação ao peso do óleo.
Assuntos Óleos vegetais
Hidrólise
Extração por solventes
Enzimas
Maracujá
Buriti