Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
550    B333o    DIS   
Autor Principal Batista, Lurimar Smera
Entradas Secundárias - Autor Porsani, Milton José, orient.
Universidade Federal do Pará . Centro de Geociências . Curso de Pós-Graduação em Geofísica
Título Principal Otimização computacional da técnica de elementos finitos para o modelamento geofísico eletromagnético / Lurimar Smera Batista ; Milton José Porsani (orientador)
Publicação 1991.
Descrição Física 80 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geofísica. 1991
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A técnica dos elemnos finitos é notável pela sua flexibilidade em resolver numericamente as equações diferenciais para os campos eletromagnéticos secundários, gerados por modelos com geometria complexa. Entretanto, a aplicabilidade desta técnica para o modelamento eletromagnético de estruturas 2D e 3D, requer a solução de esparsos sistemas de equações lineares, constituídos de mais de 10 ³ parâmetros. Consequentemente, o custo computacional para obtenção dessas soluções representam a principal limitação da técnica dos elementos finitos. Com o objetivo de resolver eficientemente os sistemas de equações gerados pela técnica dos elementos finitos, quatro diferentes métodos de solução de sistemas são implementados e estudados. Inicialmente é utilizado o conhecimento prévio do campo eletromagnético nas fronteiras da malha para reduzir a ordem do sistema de equações. Em seguida é explorada a abundante presença de zeros e o bandeamento da matriz dos coeficientes, para remover as operações computacionais associadas aos elementos nulos. Este procedimento permitiu selecionar o método de decomposição LU como o mais eficiente para resolver o sistema de equações resultante da técnica dos elementos finitos. O algoritmo foi implementado e testado para o modelamento magnototelúrico 2D e 3D, sendo utilizados os modelos da falha vertical e do prisma. Os resultados numéricos foram comparados com os obtidos a partir da solução analítica para o modelo da falha vertical 2D e 3D. A concordância entre esses resultados confirma a eficiência e a aplicabilidade do algoritmo otimizado.
Assuntos Geofísica
Método dos elementos finitos
Otimização matemática - Processamento de dados