Número de Chamada
|
410 C672c DIS
|
Autor Principal
|
Coelho, Rísia de Barros
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Toscano, Maria Eulália Sobral , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
|
Título Principal
|
A Construção de uma aula de leitura ; uma análise descrito-interpretativa da interação professor-aluno / Rísia de Barros Coelho; orientadora, Maria Eulália Sobral Toscano
|
Publicação
|
2004.
|
Descrição Física
|
221 f. : il. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2004 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho estuda a interação professor-aluno considerando os pressupostos teóricos que baseiam a Sociolingüística Interacional e a Análise da Conversação. Seguindo orientação metodológica de natureza etnográfica, a coleta dos dados se realizou em situação real de uso da língua, a partir de que se procedeu a uma análise qualitativa. O corpus da pesquisa, composto de uma aula de leitura registrada em fita VHS e transcrita especificamente para este trabalho, tem como informantes uma professora que, à época da gravação, contava dezenove anos de experiência no magistério, e vinte e três alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Belém-PA,
com idade entre dezessete e dezenove anos. Partindo da configuração da aula como gênero textual, estudamos a organização global da aula, os vários enquadres interativos que ali se evidenciam, bem como os papéis interacionais exercidos pelos participantes do evento em cada um desses enquadres. Da análise das ações empreendidas pela professora e pelos alunos no exercício de seus papéis, destacamos as marcas verbais e não-verbais que sinalizam o empenho desses participantes em interagir com vistas a atingir o objetivo que os une, qual seja, o ensino-aprendizagem do Português.
|
Assuntos
|
Lingüística Conversação Sociolinguística Professores e alunos Leitura
|
|