Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
306.2    G963r    DIS   
Autor Principal Guimarães, Sandra Suely Moreira Lurine
Entradas Secundárias - Autor Brito, Daniel Chaves de , 1961- , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Mestrado em Sociologia.
Título Principal Razão instrumental e razão comunicaiva : um diálogo entre Weber e Habermas sobre a modernidade / Sandra Suely Moreira Lurine Guimarães; orientador, Daniel Chaves de Brito
Publicação 2005.
Descrição Física 120 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Mestrado em Sociologia, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho objetiva expor os pensamentos de Max Weber e Jürgen Habermas no que concerne à modernidade, a fim de discutir os conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa, argumentando que esta última consiste não só numa concepção da racional idade mais ampla, como possibilita uma nova visão acerca da sociedade. O presente trabalho tem um caráter bibliográfico de modo que se fundamenta na análise das obras de Weber e Habermas que tratam da modernidade, assim como de eminentes comentadores dos mesmos. Partiu-se do diagnóstico weberiano da modernidade traduzido pela racional idade instrumental, para contrapô-to ao diagnóstico habermasiano que marca a ruptura paradigmática com aquela forma de racionalidade através da noção de racionalidade comunicativa. Categorias de análise: modernidade; racionalidade instrumental; racionalidade comunicativa; emancipação social.
Assuntos Habermas, Jurgen , 1929-
Weber, Max , 1864-1920
Sociologia política
Sociologia - Filosofia
Racionalismo