Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
338.4791    F475v    T   
Autor Principal Figueiredo, Sílvio Lima
Entradas Secundárias - Autor Ruschmann, Doris Van de Meene , 1945 - orient.
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Título Principal Viagens e turismo ; conceitos na literatura e nos relatos de viagem / Silvio José de Lima Figueiredo; orientador Doris Van de Meene Ruschmann.
Publicação 2005.
Descrição Física 300 p. : il. ; 29 cm.
Notas Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Curso de Douorado em Ciencias da Comunicação, 2005
Inclui bibliografias
Objeto: conceitos de viagem e turismo existentes na literatura e nos relatos de viagens de diversos tipos de viajantes, construindo um quadro de como esses conceitos se formaram e são usados. Metas: analisar textos literários representativos das situações de viagens, aventuras e épicos, inventariando as noções de viagens e turismo presentes nos textos, inventariar também os conceitos presentes em relatos de viagens, enquanto gênero de publicações de cronistas, viajantes, naturalistas, pesquisadores científicos,repórteres e escritores. Resultados: construções sobre os conceitos de viagem de uma forma positiva e de turismo de uma forma negativa, reforçando estereótipos, mas também fazendo refletir sobre a atuação do homem durante as viagens.
Assuntos Turismo
Viajantes
Literatura e história - Descrições e viagens
Aventura e aventureiros