Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    C957m    DIS   
Autor Principal Cruz, Ilara Reis Nogueira da
Entradas Secundárias - Autor Garotti, Marilice Fernandes , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Modelagem do estímulo modelo em Cebus Apella / Ilara Reis Nogueira da Cruz; orientadora, Marilice Fernandes Garotti; Romariz da Silva Barros
Publicação 2005.
Descrição Física ix,51 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O procedimento de emparelhamento ao modelo é utilizado para estudar o controle do comportamento por relações de identidade ou por relações arbitrárias entre estímulos nodelo e comparação. Neste estudo um macaco da espécie Cebus apella foi sujeito de um procedimento de modelagem do estímulo modelo, com o objetivo de verificar se este procedimento seria efetivo para ensinar emparelhamento arbitrário ao modelo. No experimento I treinou-se um emparelhamento por identidade ao modelo com os estímulos do conjunto B. Em seguida, empregou-se um procedimento de modificação gradual do estímulo modelo, em dez passos, e, em cada um deles, modificou-se gradualmente a forma dos estímulos modelo, que se transformavam em estímulos de um segundo conjunto, o A. Ao final do treino de modelagem os estímulos desse conjunto eram apresentados como modelo e os do primeiro como comparação (relação condicional AB). O Experimento I demonstrou que o sujeito completou os passos da modelagem, todavia o seu desempenho indicou um controle por rejeição nas relações condicionais AA e AB. Hipotetizou-se que a utilização de dois estímulos de comparação poderia ter facilitadoo desenvolvimento desse tipo de topografia de controle de estímulos. Então, realizou-se o Experimento 11, empregando-se dois conjuntos com três estímulos cada um, ) C e o D: Iniciou-se o treino a partir da identidade do conjunto D, cujos estímulos transformavam-se em estímulos do conjunto C, através da modelagem de controle de estímulos. Em cada um dos quinze passos, as características dos estímulos apresentados como modelo eram substituídas por outras vinculadas à forma final do estímulo. O procedimento mostrou-se eficaz no ensino de relações arbitrárias.
Assuntos Aprendizagem animal
Cebus apella - Comportamento
Psicologia animal
Psicologia experimental
Animais - Comportamento