Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.19434    S586a    DIS   
Autor Principal Silva, Michele Cristine Oliveira
Entradas Secundárias - Autor Tourinho, Emmanuel Zagury , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Avaliação de duas condições de treino de terapeutas iniciantes na análise de verbalizações de terapeutas / Michele Cristine Oliveira Silva; orientador, Emmanuel Zagury Tourinho
Publicação 2005.
Descrição Física ix,84 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Estudos voltados para a análise de verbalizações de terapeutas têm indicado a necessidade de revisão dos sistemas de categorização empregados e o desenvolvimento de uma metodologia de treino de categorizadores, inclusive utilizando condições de familiaridade com o material categorizado pelos participantes do treino. Adotando um novo conjunto de categorias e leitura prévia como estratégia de familiarização, o presente estudo objetivou avaliar (a) o efeito do treinamento sobre o desempenho de categorizadores de verbalizações de terapeutas; (b) o efeito da familiaridade produzida por meio de leitura prévia das transcrições utilizadas sobre a concordância das categorizações com gabaritos previamente definidos; e (c) o efeito acumulado da exposição continuada à atividade de categorização. Oito participantes divididos em dois grupos de quatro foram submetidos a duas condições de treino, uma com leitura prévia das sessões que seriam empregadas no treino (Condição CL) e outra sem leitura prévia do material (Condição SL). Na etapa de testes os participantes foram agrupados em pares, formados por um membro de cada grupo e submetidos a um delineamento de linha de base múltipla. A familiaridade foi manipulada, desta vez com respeito às sessões que seriam empregadas na etapa de teste, sendo introduzida para cada par em uma sessão diferente. As categorias utilizadas foram: Informar, Investigar, Dar Feedback, Confrontar, Dar Conselho, Verbalizações Mínimas e Outras Verbalizações. Os resultados ao longo do estudo mostram que os índices da primeira sessão de treino foram mais altos para todos os participantes. Para o Grupo I os índices desta sessão variaram entre 81,29% e 92,12%; para o Grupo 2 entre 78,83% e 86,14% de concordância. Na etapa de testes, para o Grupo 1 os índices variaram entre 57,06% e 76,64%; para o Grupo 2 variaram entre 61,27% e 82,74% de concordância. Além da primeira sessão de treino, os participantes não atingiram, na maioria das outras sessões, o índice de 80% de concordância, considerado satisfatório para validação do sistema de categorias e do procedimento de familiarização e treino. Não foram encontrados índices mais elevados de concordância para as sessões realizadas sob a condição CL, indicando que o tipo de familiaridade adotado não favoreceu categorizações mais consistentes. A complexidade crescente das sessões de atendimento transcritas utilizadas no estudo também pode explicar parcialmente os resultados obtidos. Isto é sugerido pela observação de queda nos índices de concordância nas sessões em que o índice de ocorrência da categoria Investigar (INV) foi menor. Além disso, algumas sobreposições consistentes de categorias sugerem a necessidade de revisar e refinar o sistema de categorias utilizado, a fim de aumentar a coerência das categorias e incorporar o máximo de observações adicionais usadas para o treino em suas descrições.
Assuntos Comportamento verbal
Terapeuta e paciente
Terapia do comportamento