Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
152.4    T727s    T   
Autor Principal Tourinho, Emmanuel Zagury
Entradas Secundárias - Autor Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Subjetividade e relações comportamentais / Emmanuel Zagury Tourinho
Publicação 2006.
Descrição Física x,230 f. ; 30 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Fenômenos relativos à "subjetividade" humana têm sido abordados pela Psicologia desde sua origem como disciplina independente e representam, ainda hoje, um tema dos mais controversos no debate travado por diferentes escolas de pensamento psicológico. No presente trabalho, a "subjetividade" é entendida como conceito que sintetiza os modos como sentimentos, emoções e pensamentos são vividos em sociedades em estágio avançado do processo civilizador. Com o objetivo de prover um tratamento (comportamental) abrangente para o tema da subjetividade, alguns aspectos centrais dessa temática são discutidos à luz de duas referências principais. Uma primeira referência consiste das dicotomias psicológicas clássicas, que sintetizam a problematização moderna da chamada experiência subjetiva: as dicotomias público-privado, objetivo-subjetivo, externo-interno e físico-mental. A segunda referência consiste da proposição analítico-comporta mental de interpretar os fenômenos psicológicos como relações comportamentais. No exame das dicotomias psicológicas clássicas são assinaladas algumas de suas raizes histórico-culturais e suas conexões com valores e práticas de uma cultura individualista. No desenvolvimento de uma interpretação analítico- comportamental para a subjetividade são propostas direções para uma caracterização de sentimentos e pensamentos como relações comportamentais e explicadas como se elaboram nesse contexto as noções de individualidade, autonomia e autocontrole. O trabalho desenvolve a tese de que os conceitos de privado, subjetivo, interno e mental refletem a dificuldade em reconhecer , dimensões da interdependência entre indivíduos na definição dos fenômenos I psicológicos, o que pode ser superado com uma interpretação de sentimentos e pensamentos como relações comportamentais, desde que ponderados os modos como variáveis culturais dão uma conformação particular a esses fenômenos. Nesse percurso, sugere-se que uma interpretação analítico- comportamental consistente para o problema depende menos da afirmação de um monismo físico e mais da apreciação de como se configuram, na cultura ocidental moderna, as relações comporta mentais descritas como sentimentos e pensamentos. .
Assuntos Subjetividade
Relações humanas