Número de Chamada
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152 C837f DIS
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Autor Principal
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Costa, Thiago Dias
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Entradas Secundárias - Autor
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Galvão, Olavo de Faria , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Formação de classes funcionais através de discriminações concorrentes de estímulos auditivos associados a esquemas de reforço em ratos / Thiago Dias Costa; orientador, Olavo de Faria Galvão; co-orientadora, Maria de Jesus Dutra dos Reis
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Publicação
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2004.
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Descrição Física
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xi,66 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Área de concentração: Psicologia experimental Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004 Inclui referências bibliográficas Resumo:Procedimentos de discriminações concorrentes têm sido descritos como produzindo classes funcionais de estímulos. O presente trabalho investigou o efeito de discriminações concorrentes na aquisição de comportamentos condizentes com o modelo de classes funcionais de estímulos, em sessões de longa duração. Foram utilizados 6 ratos albinos, mantidos a 80-85% de seu peso. Dois estímulos auditivos eram representados sob esquema de reforçamento em razão variável, enquanto outros dois eram apresentados sob esquema de reforçamento diferencial em taxas baixas. Após o treino, cada sujeito passou por uma sessão onde um estímulo de cada classe teve sua função revertida. A sessão continuava com tentativas de sonda, sem conseqüências programadas para o responder, em que tentativas com os outros dois estímulos eram misturadas a tentativas com os dois primeiros. Obteve-se indícios de formação de classes de estímulos. Discute-se o uso de sessões de longa duração nos estudos de fornlação de classes funcionais de estímulos.
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Assuntos
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Psicologia experimental Estímulos sensoriais Reforço (Psicologia) Psicologia animal
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