Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
152    C837f    DIS   
Autor Principal Costa, Thiago Dias
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Formação de classes funcionais através de discriminações concorrentes de estímulos auditivos associados a esquemas de reforço em ratos / Thiago Dias Costa; orientador, Olavo de Faria Galvão; co-orientadora, Maria de Jesus Dutra dos Reis
Publicação 2004.
Descrição Física xi,66 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Psicologia experimental
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo:Procedimentos de discriminações concorrentes têm sido descritos como produzindo classes funcionais de estímulos. O presente trabalho investigou o efeito de discriminações concorrentes na aquisição de comportamentos condizentes com o modelo de classes funcionais de estímulos, em sessões de longa duração. Foram utilizados 6 ratos albinos, mantidos a 80-85% de seu peso. Dois estímulos auditivos eram representados sob esquema de reforçamento em razão variável, enquanto outros dois eram apresentados sob esquema de reforçamento diferencial em taxas baixas. Após o treino, cada sujeito passou por uma sessão onde um estímulo de cada classe teve sua função revertida. A sessão continuava com tentativas de sonda, sem conseqüências programadas para o responder, em que tentativas com os outros dois estímulos eram misturadas a tentativas com os dois primeiros. Obteve-se indícios de formação de classes de estímulos. Discute-se o uso de sessões de longa duração nos estudos de fornlação de classes funcionais de estímulos.
Assuntos Psicologia experimental
Estímulos sensoriais
Reforço (Psicologia)
Psicologia animal