Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    N972p    DIS   
Autor Principal Nunes, Ana Letícia de Moraes
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Probabilidade de emergência de classes ordinais após o ensino de relações numéricas / Ana Letícia de Moraes Nunes; orientador, Grauben Assis
Publicação 2005.
Descrição Física x,59 f. : il. ; 30 cm
Notas Disseração (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O paradigma de equivalência de estímulos tem se mostrado útil na explicação de processos comportamentais complexos, como aqueles envolvidos em comportamentos conceituais numéricos. Vários estudos têm buscado a compreensão de como desempenhos sob controle da função de ordem são estabelecidos e mantidos. O objetivo do presente trabalho foi verificar se classes ordinais poderiam emergir após o ensino por emparelhamento arbitrário e de produção de seqüência. Participaram do estudo três alunos com atraso no desenvolvimento. Os estímulos visuais foram formas abstratas indicando numerosidade (A), numerais cardinais (B) e nomes escritos em letras maiúsculas de numerais (C). As sessões experimentais foram conduzidas em uma sala da APAE:;BELÉM e um software controlou e registrou os dados comportamentais. As relações AB/AC foram ensinadas e testou-se a emergência de três classes de equivalência. Em seguida, houve um ensino por encadeamento de respostas com estímulos de um dos conjuntos (Al ® A2 ® A3) e uma sonda de sequenciação. Então, foi avaliada a emergência de novas seqüências (Bl ® B2 ® B3 e Cl ® C2 ® C3). Posteriormente, testes de- substitutabilidade foram aplicados para verificar a formação de classes ordinais (por exemplo: Al-?B2-?C3). Testes de generalização também foram apresentados para verificar se um responder envolvendo numerosidade ocorreria com novos estímulos (por exemplo: El ® E2 ® E3). Os resultados demonstraram que os participantes responderam a novas seqiiências prontamente ou com emergência gradual. A análise de topografias de controle de estímulos envolvidas nesse tipo de tarefa mostrou-se útil para a compreensão da ordinalidade. Todos os participantes responderam a seqüências com novos estímulos. O procedimento mostrou-se também eficiente na transferência de funções ordinais em pessoas com atraso no desenvolvimento.
Assuntos Psicologia da aprendizagem
Educação especial
Estímulos sensoriais