Número de Chamada
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153.15 S729a DIS
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Autor Principal
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Souza, Jaci Augusta Neves de
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Entradas Secundárias - Autor
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Assis, Grauben José Alves de , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Análise e comparação de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar / Jaci Augusta Neves de Souza; orientador, Grauben Assis
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Publicação
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2005.
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Descrição Física
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65 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2005 Inclui referências bibliográficas Resumo: Classes ordinais são constituídas por estímulos que ocuparam a mesma posição em pelo menos duas seqüências de estímulos diferentes. As relações estabelecidas entre esses estímulos podem ser documentadas por meio de testes comportamentais que avaliam se as propriedades de assimetria, transitividade e conectividade estão presentes, caracterizando a formação de classes de estímulos designados como "primeiros", "segundos", "terceiros:¿, etc. O presente estudo teve por objetivo comparar os efeitos de suas táticas de ensino distintas na formação de classes ordinais: encadeamento e justaposição de estímulos. Os participantes foram doze alunos portadores de necessidades educacionais especiais de ambos os sexos, divididos em dois grupos experimentais e expostos às duas táticas de ensino em diferentes ordens. Os participantes do Grupo A iniciaram pelo procedimento de ensino por encadeamento ( os estímulos eram introduzidos gradativamente na seqüência,até completar a seqüência mais longa com cinco estímulos, por exemplo: A1 ® A2, A1 ® A2 ® A3 e assim por diante). Em seguida foram expostos ao procedimento de ensino por justaposição de estímulos (os estímulos eram apresentados aos pares, por exemplo: A1 ® A2, A2 ® A3, A3 ® A4, A4 ® A5). Os participantes do Grupo B, após serem expostos, ao procedimento de justaposição de estímulos, eram submetidos ao encadeamento. Testes comportamentais avaliaram a produção de seqüências de cinco estímulos e a substitutabilidade entre os membros das seqüências ensinadas. Os estímulos foram três formas abstratas apresentadas em cinco tamanhos diferentes constituindo três conjuntos "A ", "B" e "C". A resposta requerida foi selecionar os estímulos para formar três seqüências, organizando os estímulos em ordem decrescente. Um software forneceu suporte para apresentação das configurações de estímulos programadas e o registro dos dados comportamentais. Nove participantes (seis do Grupo "A" e três do Grupo"'B") apresentaram desempenhos consistentes nos testes de sequenciação e substitutabilidade; entre os estímulos sugerindo a formação de classes pela ordem em que os estímulos foram apresentados nas relações ensinadas. O encadeamento mostrou-se eficaz na instalação, manutenção e recuperação dos repertórios planejados. A característica fundamental observada que pode estar proporcionando a superioridade do procedimento é a exposição; continuada dos estímulos nas tentativas de ensino. A justaposição de,estímulos parece induzir mais erros, provavelmente, pela supressão dos estímulos vão sendo adicionados na reestruturação dos pares.
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Assuntos
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Psicologia da aprendizagem Educação especial Down, Síndrome de
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