Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
615.321    B327e    DIS   
Autor Principal Bastos, Gilmara de Nazareth Tavares
Entradas Secundárias - Autor Nascimento, José Luiz Martins do , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Efeito antiinflamatório e antinociceptivo de Physalis Angulata (Camapú) em ratos : inibição da APGE2 e óxido nítrico / Gilmara de Nazareth Tavares Bastos; orientador, José Luiz Martins do Nascimento
Publicação 2004.
Descrição Física xiv,93 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2004.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Neste estudo, nós identificamos os possíveis ações antinociceptiva e antiinflamatória do extrato aquoso de raízes de Physalis angulata (EAPa), conhecido no Brasil como ¿Camapu¿. O EAPa administrado por i.p. ou p.o.,0,5 e 1 hora antes do agente álgico na dose de (10-30 mg/kg) promoveu uma inibição significante nas contrações abdominais causada por ácido acético, com valores de 1D50 de 18.5 (17.4-19.8) e 21.5 (18.9-24.4) mglkg e inibições de 83±8 e 66±5%, respectivamente. O EAPa (10-60 mg/kg, i.p.) também causou uma inibição da segunda fase de dor induzida por formalina, com um valor de lD50 de 20.8 (18.4- 23.4) mg/kg e inibição de 100%. O tratamento de ratos com EAPa (60 mg/kg, i.p.) ou com morfina (10 mg/kg, i.p.) produziu um aumento do tempo de reação no teste de placa-quente. Estes resultados demonstram que EAPa promoveu antinocicepção contra a dor visceral induzida por ácido acético e inibição da dor inflamatóna induzida por formalina em ratos. Para estudar o efeito deste extrato no processo flogístico, a bolsa de ar foi induzida subcutaneamente no dorso de ratos dos animais e um processo inflamatório foi produzido injetando-se 1% de carragenina no nono dia depois da preparação de bolsa de Ar. Os ratos foram tratados intraperitonealmente com veículo (salina): Indometacina; ou EAPa (0.5mg; lmg e 5mg/kg), uma hora antes da administração de carragenina. Dezesseis horas depois da aplicação do agente de flogístico, os animais foram sacrificados por excesso de éter e os exsudatos libertados naquela área foram retirados e analisados. A atividade da ADA, os metabolitos do óxido de nítrico e os níveis de PGE2 foram usados como mediadores inflamatórios. A indometacina e EAPa promoveram uma inibição significativa do processo inflamatório induzido por carragenina quando comparados com o grupo controle. O EAPa (0.5mg/kg) teve pouco efeito nos parâmetros analisados. Em contraste, lmg/kg de EAPa apresentou efeito antiinflamatório significativo. O volume de exsudato, o número total de células, os metabólitos de óxido de nítrico, a atividade da ADA e os níveis de PGE2 diminuíram em 50%, 41%, 60%, 20% e 41% respectivamente, enquanto no grupo tratado com 5mg/Kg, a inibição foi maior (84%, 80%, 70%, 43%, 75% respectivamente) para os mesmos parâmetros analisados. Os valores foram representados por média ± SEM, e estatisticamente analisados usando-se a ANOVA, seguida do post hoc Newman-Keuls. Diferenças foram consideradas significantes quando *p <0.05 e p <0.01. Os resultados indicam que EAPa mostra uma poderosa atividade antiinflamatória e antinociceptiva interferindo com as vias da ciclooxigenase e produção de NO, indicando um possível mecanismo de ação.
Assuntos Plantas medicinais
Antiinflamatórios
Analgésicos
Óxido nítrico
Adenosina