Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
595.772    F992f    DIS   
Autor Principal Furtado, Adriano Penha
Entradas Secundárias - Autor Melo, Ana Claudia do Amaral , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Fatores antifúngicos associados ao córion de culicídeos / Adriano penha Furtado; orientadora, Ana Claudia do Amaral Melo
Publicação 2004.
Descrição Física xii, 85f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2004.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Os insetos representam um grande interesse para estudos científicos. principalmente por manterem uma íntima relação com outras espécies. Neste aspecto, destacamos a interação inseto-fungo e a capacidade que os insetos apresentam de organizar uma resposta imune bastante eficiente e imediata. A maioria dos estudos sobre a imunidade em insetos está relacionada aos adultos e fases imaturas. Pouco se sabe sobre a resposta imune em embriões. O embrião é isolado do meio externo por uma membrana protéica, o córion, que é secretado pelas células foliculares do ovário no final da ovogênese. O cárion deve proteger o embrião dos ataques de microorganismos e garantir o sucesso da reprodução. O objetivo principal deste trabalho foi investigar os fatores antifúngicos presentes no cónon dos ovos de Aedes aegypti e Anopheles gambiae, relacionando estes fatores com as principais alterações nas estruturas celulares de Aspergillus niger. O extrato bruto de córion (EBC) de A. aegypti foi capaz de retardar o desenvolvimento de A. niger. A análise ultraestrutural mostrou profundas alterações morfológicas do fungo, com uma completa desorganização celular na presença de EBC. Foram purificados dois fatores antifúngicos liberados pelo córion de A. aegypti e A. gambiae através de gel filtração. O fator antifúngico 38min (FA38) de A. aegypti apresentou uma massa molecular estimada de 1,86kDa, enquanto, o fator antifúngico l4min (FA14) de A. gambiae apresentou uma massa molecular estimada bem maior que 66kDa. Apenas o FA38 foi testado para ação fungiostática.
Assuntos Aedes aegypti
Anófele
Antimicóticos
Aspergilos niger
Mosquito