Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
579.2562    C532c    DIS   
Autor Principal Chiang, Jannifer Oliveira
Entradas Secundárias - Autor Vasconcelos, Pedro Fernando da Costa ,
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Caracterização do isolamento viral BE AR 637257 obtido de mosquitos Wyeomyia SP. em Caxiuanã, Pará / Jannifer Oliveira Chiang; orientador, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos
Publicação 2004.
Descrição Física xvii,72 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2004.
Inclui referências bibliográficas
Resumo:O isolamento viral Be AR 637257 foi obtido em 2000, a partir de um lote de mosquitos do gênero Wyeomyia, em Caxiuanã ¿ Pará. Os trabalhos preliminares realizados com este vírus foram insuficientes para classificá-lo em uma família viral, necessitando a realização de estudos adicionais para definir um táxon viral ao mesmo. Desta forma, objetivou-se classificar o isolamento viral Be AR 637257 em um táxon, baseando-se em suas características físicoquímicas, antigênicas e morfológicas. Os camundongos albinos suíços recém- nascidos apresentaram suscetibilidade à replicaçâo do isolado viral Be AR 637257, indo a óbito no 9° dia pós-inoculação (p.i.) via intracerebral. Todos os cultivos celulares testados (Vero, C6, C6/36, cultura primária de astrócitos e neurônios de camundongos albinos suíços) apresentaram suscetibilidade para a replicação do vírus sob estudo, sendo observado efeito citopático nas células Vero, cultura primária de astrócitos e neurônios, no 1°, 5° e 6° dia p.i. respectivamente. A replicação viral nos cultivos celulares foi confirmada por teste de Fixação do Complemento (FC) e Imunofluorescência Indireta (IFI). No teste de hemaglutinação, o isolamento viral Be AR 637257 não aglutinou hemácias de ganso, sugerindo ausência de hemaglutininas. Testes de FC realizados com o isolado viral Be AR 637257, apresentaram reação sorológica positiva com o seu soro homólogo e com o soro hipenmune do Vírus Triniti. O teste de neutralização cruzado entre o isolamento viral Be AR 637257, o Vírus Triniti e seus anticorpos, apresentou neutralização específica, mostrando uma relação antigênica entre os dois vírus. O teste de DCA revelou sensibilidade do vírus a este solvente lipídico, confirmando presença de envelope viral. Cortes ultrafinos de cultura primária de neurônios infectados revelaram partículas esféricas e envelopadas, com 7Onm de diâmetro, com morfologia semelhante aos integrantes da família Toga vindae Os resultados obtidos, sugerem que o isolamento viral Be AR 637257 é relacionado à família Togaviridae, ao vírus não grupado Tnniti, possivelmente constituindo um subtipo deste vírus.
Assuntos Vírus - Isolamento
Togavírus
Arbovírus
Mosquito
Floresta Nacional de Caxiuanã (PA)