Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.38154    S586r    DIS   
Autor Principal Silva, Joelle Katiussia Macedo da
Entradas Secundárias - Autor Alves, Raimundo Nazareno Cunha , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Radiômetros baseados em sensores termo-resistivos : análise de sensibilidade / Joelle Katiussia Macedo da Silva; orientador, Raimundo Nazareno Cunha Alves
Publicação 2005.
Descrição Física xiv,167 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de Energia Elétrica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo:Apresenta-se, neste trabalho, um estudo da sensibilidade de medidores de radiação que usam sensores termo-resistivo. Faz-se essa análise levando em conta o tipo de sensor, a configuração, as constantes e as variáveis que interferem no processo de medição. A configuração utilizada é conhecida como sensor aquecido à temperatura constante e é composta de uma ponte de Wheatstone realimentada, usando um amplificador operacional. Esta configuração utiliza o princípio da equivalência elétrica, no qual a variação da grandeza física a ser medida é equivalente a uma variação de uma tensão ou corrente elétrica. Foram escolhidas as configurações de excitação da ponte por tensão analógica e por tensão pulsada e para as mesmas é apresentada uma avaliação comparativa entre as sensibilidades à grandeza de entrada desses medidores, visando escolher os melhores pontos de operação com relação à temperatura do sensor, temperatura ambiente, dos valores de resistores e também qual estrutura apresenta melhor sensibilidade. Verificou-se que a configuração e o sensor que apresenta melhor sensibilidade é a com realimentação a nalógica e s ensor N TC. Além d isso, para a s d uas e struturas com o sensor PTC, a sensibilidade é maior para realimentação com PWM e depende da diferença de temperatura entre o sensor e o ambiente (T-T8), isso não se observou para o caso que apresentou melhor sensibilidade (realimentação analógica e sensor NTC), sendo igual quando se tem igual diferença de temperatura. Outra observação importante é que para a configuração com PWM a sensibilidade independe do tipo de sensor, isso porque para essa estrutura a resistência no sensor permanece constante.
Assuntos Eletrônica - Instrumentos
Radiômetros
Detectores