Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
006.35    C331e    DIS   
Autor Principal Carvalho, Elaine Cristina Silva de
Entradas Secundárias - Autor Favero, Eloi Luiz , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Um Estudo de caso na codificação das regras gramaticais para geração de textos em português / Elaine Cristina Silva de Carvalho; orientador, Eloi Luiz Favero
Publicação 2005.
Descrição Física xviii, 135 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2005.
Resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma "gramatical computacional" para o Português para ser utilizada na geração automática de páginas web na aplicação XiloMAM. A XiloMAM é uma Xiloteca Virtual de Madeiras Amazônicas, onde o usuário conhece as madeiras amazônicas navegando pelo site. Este trabalho descreve o componente gramatical desenvolvido com técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para geração automática do texto das páginas do site de madeiras. Cada madeira é classificada sob uma ontologia do domínio associada a uma base de dados; para cada madeira são armazenas fotos. Para cada madeira, a partir das informações da base de dados e da ontologia, o sistema gera uma página descritiva em linguagem natural. A partir de estudos prévios da área de lingüística, foi focalizado o desenvolvimento de regras em Prolog para geração de textos para a língua Portuguesa, no contexto da aplicação da xiloteca. Como resultado são apresentadas dezenas de regras gramaticais que tratam da geração de sintagmas nominais, preposicionais e de orações. Também foi validada a abordagem FDCG (FeaturedDefinite Clause Grammar) de codificação de regras de geração na linguagem Prolog. O trabalho é pioneiro na aplicação de técnicas de geração de linguagem natural em Português.
Assuntos Processamento de linguagem natural (Computação)
Servidores da web - Programas de computador
PROLOG (Linguagem de programação de computador)
Sistemas hipertexto